Press "Enter" to skip to content

Gari com deficiência visual participa de passeio ciclístico inclusivo neste domingo, 26

Última atualização 25/02/2023 | 16:44

Sem enxergar há seis anos, o gari Rogério Gomes da Silva, de 41 anos, participa, pela primeira vez, de um passeio ciclístico, neste domingo, 26, em Goiânia. A experiência acontece durante o eventoBike com Deficiente Visual (NBDV)“, que organiza periodicamente pedal inclusivo. Ação será no Parque Areião, às 8h30.

“Estou ansioso para sentir novamente a sensação de andar de bicicleta pelas ruas”, diz Rogério. Ele teve glaucoma congênito e, desde os 13 anos de idade, perde a visão gradativamente.

Funcionário da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) há 17 anos, o gari encontrou forças no trabalho para superar os desafios e se adaptar a uma realidade da qual não podia fugir. “Eu escolhi trabalhar e viver sempre com alegria”, ensina.

Rogerinho, como é conhecido no Viveiro Redenção, onde trabalha, diz que, antes de perder a visão, pedalar era uma de suas atividades favoritas. “De vez em quando, pego a bicicleta do meu colega e dois amigos ficam fazendo barulho em dois pontos distintos para servir como guia. Dou uma volta só para relembrar como era”, relata.

A experiência de participar do evento desperta grande expectativa no gari. Isso porque ele vai fazer o trajeto em uma bicicleta adaptada Tandem, que possui dois assentos. Uma pessoa com visão normal vai pedalando na frente e conduzindo, enquanto o deficiente visual pedala no banco de trás, em segurança, mas com a mesma sensação de sentir o vento e fazer o exercício. Além disso, durante o trajeto, os condutores descrevem pontos turísticos da cidade que estão na rota.

Inspiração

A força de vontade e alegria de Rogério são conhecidas na Comurg. Mesmo com a deficiência visual, trabalha diariamente e, neste ano, comemora a formatura no curso de Pedagogia. “Eu comecei a estudar por incentivo de um amigo, também deficiente, que é professor e todos os dias percorre quase dois quilômetros do Viveiro até a faculdade. Às vezes,nem acredito que já estou prestes a me formar”, diz.

Evento ciclístico

Desde 2016, o NBDV realiza passeios ciclísticos em locais públicos de Goiânia para que pessoas que não enxergam ou que possuem problemas visuais de natureza grave possam se ressocializar e viver novas experiências.

Neste domingo,26, os condutores voluntários e deficientes visuais vão se concentrar no Parque Areião, no Setor Pedro Ludovico, às 8h30, e pedalar até ao Parque Anhanguera, com parada para alimentação e hidratação. Depois, os ciclistas retornam ao ponto de partida.

Desde a criação, em 2016, o grupo tem se fortalecido, realizando pedais inclusivos mensalmente.