Garimpo clandestino com draga ativa é flagrado em Minas Gerais: dois homens presos

garimpo-clandestino-com-draga-ativa-e-flagrado-em-minas-gerais3A-dois-homens-presos

Garimpo clandestino é flagrado com draga ativa no interior de Minas

A operação ocorreu na zona rural de Abadia dos Dourados, que fica a menos 30 km de Coromandel, município onde foram encontrados os dois maiores diamantes do Brasil. Dois homens foram presos em flagrante. Uma balsa com draga em atividade foi apreendida pela Polícia Militar Ambiental.

Um garimpo ilegal foi descoberto em funcionamento no Rio Dourados, na zona rural de Abadia dos Dourados, no Alto Paranaíba. A Polícia Militar Ambiental prendeu em flagrante dois homens, de 51 e 62 anos, que realizavam a extração no momento da operação, no último sábado (13).

Segundo a corporação, uma denúncia anônima apontou a presença de uma draga utilizada para retirada irregular de minerais em uma área de difícil acesso. O equipamento foi localizado pelos militares com o auxílio de um drone.

Draga é uma máquina usada para retirar materiais do fundo de rios e lagos, como areia, cascalho e lama. No garimpo, ela é acoplada a uma embarcação e realiza o processo chamado “dragagem”, em que o material é sugado da água para, em seguida, separar minerais valiosos, como ouro e diamantes.

No local, os policiais encontraram a balsa equipada com a draga em pleno funcionamento. Os dois homens foram surpreendidos e não apresentaram autorização dos órgãos ambientais competentes, configurando crime ambiental. Eles foram levados para a Polícia Federal em Uberlândia, onde devem responder por extração de recursos minerais sem permissão e por operar atividade potencialmente poluidora sem licença ambiental.

Além disso, foram aplicados três autos de infração, que somaram R$ 112.222,27. A balsa e a draga também foram apreendidas.

Abadia dos Dourados fica a pouco mais de 20 quilômetros de Coromandel, uma das quatro áreas produtoras de diamantes brutos em atividade no país, segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM). Neste ano, um diamante bruto de 646,78 quilates foi encontrado no município, tornando-se o segundo maior já descoberto em território brasileiro, ainda de acordo com a ANM. O maior diamante também foi descoberto na cidade mineira.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp