Após seis anos, o estado voltou a registrar a morte de um animal doméstico com o vírus da raiva. No dia 6 de fevereiro, um gato morreu pela doença após ter mordido cinco pessoas em Goiânia, segundo o Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Entretanto, o laudo foi divulgado somente na quinta-feira (03).
Conforme o órgão, o gato morava na rua e foi resgatado por uma família no final de janeiro. Entretanto, o felino começou a apresentar sintomas do vírus no início do mês seguinte, período em que ele mordeu quatro pessoas da mesma família e uma médica veterinária. Acredita-se que o animal contraiu a doença após ter sido mordido por um morcego.
De acordo com a pasta, todas as pessoas que foram feridas pelo gato já foram medicadas e estão sendo monitoradas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde.
Vale lembrar que a raiva é prevenida por meio da vacinação, disponibilizada na Unidade de Vigilância de Zoonoses e na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG).