Um hospital de Kansas City, nos Estados Unidos, ficou sem sistema durante quatro horas após um gato pisar em cima do teclado de um computador. O caso ocorreu em 13 de setembro desde ano, no Veterans Affairs Medical Center, durante uma visita de um técnico de informática que verificava os servidores do local.
A situação se tornou pública neste mês durante uma reunião entre um funcionário do local e o secretário assistente de informação e tecnologia do governo dos EUA, Kurt DelBene.
Na conversa em questão, onde discutiam a situação dos sistemas de diferentes agências do departamento e como corrigi-los, o funcionário narrou o ocorrido e contou que o gato foi responsável por apagar toda a configuração do sistema e desconectado o mesmo. A situação arrancou risadas e DelBene responde com a frase: “por isso tenho cachorro”.
A imprensa local dos EUA confirmou que o sistema do hospital realmente ficou fora do ar no dia do ocorrido, mas o nome do felino responsável pelo ‘desastre’ não foi descoberto até o presente momento. Em entrevista à BCC, o especialista em psicologia animal David Sands informou que casos como esses são comuns pois os teclados “têm cheiro humano, e os animais querem acrescentar o deles”.