Press "Enter" to skip to content

Gatos têm quase 300 expressões faciais diferentes, diz estudo

Última atualização 05/11/2023 | 14:47

Miau! Já se perguntou o que a expressão facial do seu gato significa? Bem, em breve você poderá descobrir. Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) investigou os diferentes tipos de expressões faciais usadas por gatos para se comunicarem entre si.

A equipe registrou nada menos que 276 expressões faciais únicas em gatos estudados – em comparação, os chimpanzés têm cerca de 357 expressões faciais diferentes. Eles também descobriram que os gatos têm algumas expressões em comum com os humanos, possivelmente adquiridas ao longo dos 10.000 anos de convivência conosco.

A cientista Lauren Scott visitou um café de caridade para gatos na Califórnia durante os meses de agosto e junho. Durante esse período, a pesquisadora filmou cerca de 194 minutos das expressões faciais dos gatos, especialmente aquelas direcionadas a outros gatos.

Lauren então analisou as filmagens com a ajuda de Brittany Florkiewicz, uma psicóloga evolutiva, alguém que estuda as emoções e comportamentos de certas espécies animais.

Cada expressão dos gatos era composta por uma combinação de quatro das 26 movimentações faciais únicas, como boca aberta, pupilas largas ou estreitas, piscadas, lambidas no nariz, movimentos dos bigodes e posições das orelhas. Em comparação, os humanos têm cerca de 44 movimentos faciais únicos, e os cães têm 27, mas o número total de expressões não é conhecido.

Das expressões faciais registradas, aproximadamente 45% eram consideradas amigáveis, 37% eram mais agressivas ou zangadas, e os restantes 18% eram uma mistura não clara das duas categorias.

Algumas das expressões faciais amigáveis dos gatos – quando a boca estava puxada para trás e a mandíbula se abria, formando um sorriso ou risada – eram semelhantes à “cara de brincadeira” feita por pessoas, cães, macacos e outros animais.

Os pesquisadores ainda não sabem exatamente o que os gatos estavam tentando comunicar uns aos outros por meio dessas expressões faciais, mas esperam que sua pesquisa possa ajudar os donos de animais de estimação e abrigos de animais a cuidar e entender melhor seus relacionamentos com outros gatos.