Press "Enter" to skip to content

Gayer diz que vai punir a filha se ela tiver bom desempenho no Enem

Última atualização 09/11/2023 | 09:25

Nesta quarta-feira, 8, o deputado federal Gustavo Gayer criticou as questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicada no último domingo, 5. Segundo o parlamentar, ele vai punir a filha se ela obtiver uma boa nota no exame.

Sua fala ocorreu durante uma sessão da Comissão da Educação, da Câmara dos Deputados, na presença do presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, responsável pela elaboração das questões do Enem. 

O deputado afirmou que sua filha de 17 anos fez a prova no domingo, que é a primeira parte do exame, com questões de ciências humanas, linguagens e redação. “Uma pessoa que se sai bem nessa abominação já não é mais um indivíduo, é um avatar ideológico”, afirmou. 

Em resposta, Manuel Palácios explicou que a prova é elaborada a partir de critérios técnicos e objetivos e que os candidatos não precisam concordar com a opinião do autor da questão, pois o que é exigido é que haja interpretação do texto para responder às questões. “O que se pede, no comando do item, é que ele manifeste, ao assinar a resposta correta, que compreendeu o argumento do outro”, declarou. 

A segunda parte da prova do ENEM acontece neste domingo, 12, quando os candidatos serão avaliados quanto às questões sobre ciências da natureza e matemática.