GCM reforça patrulhamento escolar em Aparecida de Goiânia

Gcm faz segurança nas escolas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia reforçou o patrulhamento escolar na volta às aulas. Equipes da corporação estão espalhadas em todas as regiões da cidade para garantir maior segurança aos estudantes, servidores das unidades de ensino e comunidade em geral. Conforme dados da Secretaria Municipal de Educação, Aparecida possui atualmente 115 unidades escolares entre Escolas de Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantil (Cmeis) que abrigam, seja integral ou em dois turnos, mais de 55 mil crianças.

Na manhã desta quinta-feira, 26, o vigilante Gilmar Rodrigues, que é pai de uma aluna da Escola Francisco Rafael Campos, no Conjunto Planície, comemorou a iniciativa.

“O patrulhamento é bom porque aumenta a segurança para os alunos, a criminalidade é grande: tráfico de drogas e assédio sexual. Creio que é bom eles fazerem essa ronda porque vai evitar muitos crimes”, disse enquanto aguardava a saída da filha que estuda na unidade no período matutino.

Secretário municipal de Segurança, Roberto Cândido, reforça que o objetivo da iniciativa é garantir a segurança da comunidade escolar. “A operação visa justamente garantir a segurança de nossos alunos, servidores e pais na volta às aulas e durante o ano letivo, em nosso município. Nossos agentes realizarão abordagens em pessoas ou veículos em atitude suspeita nas proximidades das escolas, identificando possíveis criminosos e também evitando a prática de atos ilícitos”.

Diretor da Escola Municipal Francisco Rafael Campo, André Brandão, elogia o trabalho da patrulha escolar. “Nos sentimos mais seguros com a presença da GCM. Esse trabalho contribuiu muito com o processo educacional. As visitas no horário de entrada ou saída são importantes para garantir que nossos estudantes e seus pais entrem e saiam em segurança”, diz.

Videomonitoramento

A tecnologia também é utilizada para garantir segurança na volta às aulas. As unidades escolares são monitoradas em tempo real por câmeras de última geração. Caso percebam alguma movimentação estranha, os agentes de segurança que atuam no Centro Integrado Tecnológico (CIT) acionam a viatura mais próxima da GCM para averiguar a situação.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos