GDF entrega escrituras rurais de Planaltina

Na manhã desta terça-feira (15), o governo do Distrito Federal entregou as escrituras de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) de Imóveis Rurais. A cerimônia aconteceu no Salão Branco do Palácio do Buriti. As escrituras são referentes a ocupações situadas nos imóveis rurais das Fazendas Boa Vista e Barra Alta, localizados na região administrativa de Planaltina (DF). “Não é só um trabalho rural, é social também”, disse o vice-governador Paco Britto.

“Desde 1960 até 2018 só foram entregues 23 escrituras das áreas rurais. Eu sei da necessidade que o agricultor tem de ter acesso aos menores créditos e investimentos mais baratos”, lembrou Paco Britto sobre a importância da entrega das escrituras.

São 28 escrituras de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) de Terras Rurais enviadas pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) ao Cartório do 12º Ofício de Notas e Protesto de Títulos do Distrito Federal, em Planaltina-DF.

Presente no evento e representando a Câmara Legislativa do DF, o deputado Cláudio Abrantes parabenizou o governo pela inciativa e por buscar soluções para o setor agrícola. “A Câmara Legislativa do DF tem uma luta incessante em todos os campos. Na regularização fundiária é a mesma coisa […] Temos avançado muito na parte urbana mas percebemos que temos que dar segurança jurídica para a parte rural”, afirmou.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos