Press "Enter" to skip to content

Gêmeas siamesas: Heloá e Valentina recebem alta da UTI após melhora

Última atualização 16/02/2023 | 08:52

As gêmeas siamesas Heloá e Valentina receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) nesta quarta-feira, 15, em Goiânia. Elas estavam internadas desde o dia 11 de janeiro após passarem por uma cirurgia de separação.

Através do Instagram, o cirurgião pediatra Zacharias Calil explicou que as meninas seguirão em tratamento na enfermaria do hospital. Ele informou também que as irmãs estão acompanhadas dos familiares, em estado estável, sem antibiótico e em ar ambiente. 

Em boletim médico emitido na tarde desta quarta-feira, a unidade hospitalar informou que Heloá está aceitando bem a dieta oral e sem febre. Já Valentina segue em dieta líquida, em acompanhamento com fonoterapia para progressão de consistência da dieta. Além disso, ela apresentou melhora no padrão neurológico e não tem crises convulsivas. 

Cirurgia de separação 

As irmãs gêmeas siamesas de três anos eram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, genitais, intestino delgado e grosso. Elas passaram por cirurgia no último dia 11 de janeiro. O responsável pela operação foi o pediatra cirurgião Zacharias Calil em conjunto com outros 50 profissionais. 

“Tivemos que dividir o fígado, o intestino delgado e o intestino grosso. Tivemos que modificar o sistema urinário delas porque elas apresentavam alterações que não tinham sido diagnosticadas. No mais, separamos o osso, a bacia”, explicou Zacharias Calil, na época da operação.

Valentina e Heloá nasceram em Guararema, no interior de São Paulo, e estão em tratamento em Goiânia há cerca de dois anos. A família decidiu se mudar para Morrinhos, no interior de Goiás, após o início do acompanhamento médico das irmãs.