Press "Enter" to skip to content

Gêmeas siamesas: Heloá respira sem aparelhos, Valentina está em estado grave

Última atualização 19/01/2023 | 13:06

De acordo com a última atualização no boletim médico desta quarta-feira, 18, as irmãs gêmeas siamesas de Guararema, em São Paulo, seguem estáveis em Goiânia. No Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), Heloá está respirando sem aparelhos, enquanto Valentina segue em estado grave e sem previsão de extubação, mas com quadro de melhora.

A recuperação das gêmeas siamesas

O procedimento de separação das gêmeas siamesas aconteceu em Goiânia no dia 11 de janeiro. As irmãs eram unidas por partes do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias e viajaram de Guararema, no interior de São Paulo, para realizar a cirurgia em Goiás. A operação durou mais de 10 horas.

Desde então, as equipes de saúde do Hecad estão monitorando as situações das siamesas. Valentina teve uma obstrução pulmonar e por isso estava em situação gravíssima. Porém, os profissionais conseguiram retirar a secreção e assim a criança melhorou. A equipe reduziu a ventilação mecânica da garota, que está em coma induzido e suspendeu os remédios para pressão arterial.

Heloá, por sua vez, está respirando sem aparelhos. Ela também não apresenta quadro de febre e está recebendo antibióticos e se alimentando pelas veias. As irmãs seguem em processo de recuperação.