Na atualização desta quarta-feira, 1º, o boletim médico do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) apontou que as irmãs Heloá e Valentina seguem internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As gêmeas siamesas que foram separadas em cirurgia no dia 11 de janeiro continuam em processo de recuperação, com uma delas em estado grave.
A situação de Heloá e Valentina em Goiânia
As irmãs Heloá e Valentina eram unidas por partes do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias e viajaram de Guararema, no interior de São Paulo, para realizar a cirurgia em Goiás. A operação durou mais de 10 horas.
Desde então, as equipes de saúde do Hecad estão monitorando as situações das siamesas. No primeiro boletim de fevereiro, Heloá teve picos febris, mas está aceitando bem a dieta oral. Valentina, por sua vez, segue em estado grave e respirando artificialmente.
Confira o boletim médico na íntegra:
“As pacientes Heloá e Valentina seguem internadas na Unidade de Terapia Intensiva pediátrica do HECAD. Heloá teve picos febris, mantém estabilidade hemodinâmica, sem necessidade de medicamentos para controle da pressão arterial, em ar ambiente, aceitando bem a dieta oral. Valentina segue grave, piora hemodinâmica, necessidade de medicamentos para controle da pressão arterial, respirando artificialmente por suporte ventilatório mecânico, em coma induzido devido status epiléptico, em redução dos anticonvulsivantes e ampliado esquema de antibiótico. Segue em dieta zero com sonda nasogástrica aberta e Nutrição parenteral”.