Gêmeos tiram mesma nota na redação do Enem e sonham com carreira na área agropecuária em MG – UFU no horizonte

gemeos-tiram-mesma-nota-na-redacao-do-enem-e-sonham-com-carreira-na-area-agropecuaria-em-mg-ufu-no-horizonte

Gêmeos tiram a mesma nota na redação do Enem e querem seguir carreira na mesma área em MG

Enzo e Enrico Soares Oliveira são de Patrocínio, no Alto Paranaíba. Após notas similares no maior exame do Brasil, eles sonham com vaga na UFU para seguir na área agropecuária, um como veterinário e o outro como agrônomo.

Os gêmeos Enzo e Enrico Soares Oliveira, de 18 anos, são formandos do ensino médio em Patrocínio, no Alto Paranaíba. Como outros milhões de estudantes, fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro de 2024, na esperança de pleitear uma vaga em uma instituição federal de ensino.

A surpresa, contudo, veio ao ver o resultado da prova: eles tiraram a mesma nota, 960 pontos, na redação e conseguiram quase a mesma nota na média simples, com apenas 10 pontos de diferença entre um e outro.

Os irmãos contam, ainda, que sempre se compararam nos estudos, mantendo uma competição amigável em relação aos desempenhos. Ao longo dos anos, eles tiveram uma rotina de estudos muito parecida e, vez ou outra, um se empenhava mais que o outro para determinadas disciplinas.

Apesar da competição rotineira, o sentimento de fraternidade entre eles foi predominante durante as preparações e realização da prova.

Em relação ao Enrico, o segundo dia do Enem foi mais complicado, não devido às provas, mas porque ele só estava enxergando de um olho. Após um transplante de córnea, ele agora está em fase de cicatrização.

Os irmãos enfatizam a importância de uma rotina de estudos similar, inclusive fazendo um cursinho de redação com a mesma professora e colaborando nos negócios da família na zona rural. Eles acreditam que suas notas refletem o esforço dedicado ao longo do 3° ano do ensino médio, com amplo repertório e abordagem de diversos temas na preparação.

Enrico e Enzo almejam trabalhar na área de agropecuária. As notas obtidas no Enem devem possibilitar uma aprovação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com divulgação prevista para o domingo (26). A história de superação e sintonia entre os gêmeos é inspiradora e demonstra o poder da união e do esforço conjunto.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp