O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 40% das intenções de voto do eleitorado do Rio de Janeiro, indica pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 15. Ele é seguido de perto pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que contabiliza 36% da preferência dos entrevistados. O cenário é de empate técnico.
A diferença de quatro pontos percentuais indica oscilação para cima de Bolsonaro, em relação ao levantamento anterior do instituto. Na ocasião, o candidato à reeleição tinha 39%. Já Lula fez o caminho contrário, saindo dos mesmos 39% do adversário, para 36%. A vantagem, entretanto, é apenas numérica, e representa empate técnico, já que se situa dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência com 8% e a senadora Simone Tebet (MDB), tem 5%. Os dois também estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro. A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) é a preferida de 1% dos ouvidos no levantamento.
Outros seis candidatos não pontuaram: o ex-deputado José Maria Eymael (DC), rebatizado para Constituinte Eymael, o cientista político Luiz Felipe D’Avila (Novo), a sindicalista Vera Lucia (PSTU), a professora Sofia Manzano (PCB), o Padre Kelmon (PTB) e o técnico em mecatrônica Leonardo Péricles (UP).
A pesquisa Genial/Quaest em questão é do tipo estimulada, quando o eleitor recebe os nomes dos candidatos. Nela, os indecisos, brancos e nulos representam 6% do total. Já 4% dos entrevistados disseram que não pretendem votar
No levantamento, foram ouvidas 1,5 mil pessoas, entre os dias 10 e 13 de setembro. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-08389/2022 e custou R$ 113.025,00.