Última atualização 28/09/2022 | 09:03
Na madrugada desta quarta-feira, 28, a pesquisa Genial/Quaest divulgou seu mais recente levantamento em relação à disputa pela presidência da República. Lula (PT) aparece com 46% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro (PL) ostenta 33%. Quanto aos votos válidos, o petista venceria ainda no primeiro turno. Os demais candidatos se mantiveram estáveis.
Cenário de Lula x Bolsonaro
A pesquisa Genial/Quaest possui uma margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Como Lula oscilou dois pontos para cima, a situação ainda está dentro da margem de erro em comparação ao levantamento anterior, da semana passada. Bolsonaro, por sua vez, caiu um ponto, o que continua dentro da margem de erro.
Ciro Gomes (PDT), com 6%, Simone Tebet (MDB), com 5%, e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%, apresentaram exatamente a mesma porcentagem da última pesquisa. Todos os outros candidatos não chegaram a pontuar. As abstenções, votos nulos e brancos, por outro lado, oscilaram um ponto para baixo e consistem em 4%. Por fim, os indecisos seguem na marca de 5%.
Como a contagem exclui votos brancos e nulos, Lula venceria ainda no primeiro turno, segundo esta pesquisa Genial/Quaest. No momento, o petista soma 50,5% dos votos válidos. Vale ressaltar que, para um candidato ganhar sem a necessidade de segundo turno, precisa ter pelo menos 50% dos votos válidos, mais um voto.
Em um cenário de segundo turno, Lula tem 52% e Bolsonaro, 38%. Na semana passada, a vantagem era de 50% contra 40%. A pesquisa desta semana entrevistou duas mil pessoas, entre 24 e 27 de setembro.