Press "Enter" to skip to content

“Genocida” é a palavra campeã de buscas em dicionário online

Segundo dados do Dicio (dicio.com.br), o dicionário online de português mais consultado no Brasil, a palavra “genocida” lidera o ranking das palavras mais buscadas em 2021. Ao longo do ano, foram mais de 4,5 milhões de pesquisas. Comorbidade, pandemia e puérperas compõem a lista das palavras mais pesquisadas.

O diretor de marketing da empresa criadora do Dicio, Paulo Stenzel, acredita que as pesquisas relacionadas a pandemia é ainda pela grande importância que a Covid-19 exerce na rotina das pessoas. “Depois de ter dominado os termos de pesquisas de 2020, a Covid continuou a ser um tema recorrente, seja de forma direta, seja de forma indireta, como foi o caso da palavra genocida, motivada por discussões políticas relacionadas à atuação do governo na pandemia. A própria palavra pandemia, aliás, voltou com força quando o Brasil completou um ano da chegada do vírus ao país”, explicou.

As palavras mais pesquisadas seguem um pico de discussão do tema, por exemplo, o termo “comorbidade”, que significa a associação de duas ou mais doenças, teve seu pico em abril, período em que a campanha de vacinação contra a Covid-19 começou no país. Na época, os grupos prioritários eram a linha de frente da saúde, os idosos e as pessoas com comorbidades.

Da mesma forma, “puérpera”, liderou o mês de maio, isso porque as gestantes e as puérperas, mulheres que acabaram de ter bebês, foram incluídas no calendário vacinal.

As buscas acompanham os temas em discussão

A palavra “empatia” se destacou quando foi anunciado o tema da redação do Enem 2020: “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil”. Já a palavra “perseverança” foi bastante buscada em fevereiro, quando o veículo de exploração “Perseverance”, da NASA, chegou a Marte. Em junho, mês do Orgulho LGBTQIA+, muitas celebridades discursaram em prol do respeito ao grupo, então a palavra “respeito” liderou as buscas na época.

A força da TV na pesquisa pelas palavras

A lista das 10 palavras mais consultadas no Dicio também inclui aquelas que despertaram o interesse ou curiosidade dos brasileiros em função do uso por celebridades da televisão. A gíria “basculho” é um exemplo pois ficou em evidência depois de ter sido usada em uma briga no programa Big Brother Brasil (BBB) 2021 pelo participante Gil.

O competidor disse “Eu não vim do lixo pra perder pra basculho”. Ao ser questionado sobre o significado da palavra, ele não quis explicar, o que causou no site uma grande procura. Segundo o Dicio, basculho significa “pessoa suja, desgrenhada”.

A outra palavra bastante pesquisada foi “limosidade”, campeã de buscas em janeiro. Na época, a participante do BBB, Karol Conka, ao ser eliminada, disse que deveria ter controlado sua “animosidade”. É provável que os telespectadores tenham entendido “limosidade”, por isso a avalanche de buscas.

Já a palavra “diserto”, ao ser pronunciada erroneamente, por Luciano Huck, na Globo, durante o quadro “Quem quer ser um milionário”, em outubro, liderou as consultas. O apresentador disse “disserto”.

No mês de novembro, quando a cantora Marília Mendonça morreu em um trágico acidente de avião, a causa da morte foi constatada como “politraumatismo”, o que também elevou as buscas por esse termo no site.

Palavras mais pesquisadas no Dicio em 2021

1) Genocida: 4,5 milhões de buscas
2) Comorbidade: 413 mil
3) Empatia: 390 mil
4) Basculho: 322 mil
5) Amor: 321 mil
6) Perseverança: 320 mil
7) Respeito: 291 mil
8) Pandemia: 286 mil
9) Estima: 270 mil
10) Hetero: 266 mil

Sobre o Dicio

Criado em 2009, o Dicio recebe cerca de 100 milhões de visitantes únicos por ano e é o dicionário digital mais consultado do Brasil.