Geração Beta: O futuro começa em 2025; entenda as características desse novo grupo

O ano de 2025 marca o início da Geração Beta, que inclui os nascidos entre 2025 e 2039. Segundo Mark McCrindle, futurista especializado em tendências geracionais, os membros dessa nova geração serão filhos dos jovens da Geração Y (Millennials) e dos mais velhos da Geração Z, representando cerca de 16% da população mundial em 2035.

McCrindle destaca que a Geração Beta será imersa em um mundo onde a inteligência artificial (IA) e a automação estarão profundamente integradas ao cotidiano, desde a educação até o entretenimento. “Eles provavelmente serão a primeira geração a viver com transporte autônomo em larga escala, tecnologias de saúde vestíveis e ambientes virtuais imersivos como parte do dia a dia. Seus anos de formação serão marcados pela personalização, com algoritmos de IA adaptando seus aprendizados, compras e interações sociais de maneiras que ainda estamos começando a imaginar”, afirma McCrindle em seu blog.

Essa é a principal diferença entre os Beta e a geração anterior, a Alpha. Enquanto os Alpha (nascidos entre 2010 e 2024) presenciaram o crescimento da tecnologia inteligente e da IA, os Beta já nascerão em um mundo onde essas inovações são parte integral de sua realidade.

Além disso, McCrindle ressalta que, diante dos riscos já conhecidos da tecnologia, os pais da Geração Beta, que pertencem à Geração Z, estarão mais atentos ao uso das redes sociais pelas crianças. “Os pais da Geração Z são mais propensos a priorizar a limitação do tempo de tela de seus filhos (36% dos pais da Geração Z, em comparação com 30% dos pais da Geração Y)”, observa o especialista.

A Geração Beta também crescerá em um contexto de grandes desafios sociais e ambientais, como as mudanças climáticas e as transformações populacionais globais. McCrindle prevê que eles terão uma consciência ecológica mais apurada e maior capacidade de adaptação às adversidades ambientais. “Eles terão uma mentalidade global e comunitária, com foco na inovação para resolver os problemas urgentes do seu tempo”, conclui McCrindle.

As gerações são definidas em ciclos de 15 anos, o que permite aos analistas estudar as tendências de cada grupo. Essas gerações são nomeadas com letras, como X, Y, Z e Alpha, e agora, a Geração Beta começa a desenhar os contornos de seu futuro.

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Procon Goiás interdita quiosque no Aeroporto de Goiânia

Fiscais do Procon Goiás interditaram, nesta quinta-feira, 02, um quiosque localizado no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, por práticas abusivas.

A ação ocorreu devido a denúncias recebidas de que vendedores desta empresa abordavam os passageiros oferecendo “pacotes de benefícios”. Eles fechavam contrato de adesão sem consentimento do consumidor.

Em 2024, o Procon Goiás recebeu cerca de 50 reclamações contra a empresa. No site Reclame Aqui também há uma série de reclamações contra ela.

Consumidores relatam que eram abordados próximos a escada rolante do aeroporto, alguns inclusive com horário já perto ao de embarcar, por pessoas oferecendo benefícios como descontos em assinaturas de TV, revistas e passagens aéreas, entre outros. Se o passageiro se negava a aceitar, os funcionários da empresa continuavam insistindo, afirmando que era uma “oportunidade única”.

Por esse serviço, seria cobrado um valor médio de R$ 1200 e ainda davam a possibilidade de parcelamento em cartão de crédito. Uma consumidora idosa relata que uma das pessoas que estava nesse quiosque chegou a pedir o cartão dela, olhou o número de segurança na intenção de fechar o contrato. A ação foi impedida pelo filho da idosa que desconfiou do suposto golpe.

Cuidados

O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, alerta que é preciso atenção dos que transitam pelo aeroporto.

 “Muitas vezes, esses vendedores se valem da pressa dos passageiros, da vulnerabilidade de idosos, falam muitas coisas ao mesmo tempo, causando confusão no raciocínio da pessoa e acabam vencendo pelo cansaço. O consumidor tem que estar atento, negar essa contratação e não entregar nenhum tipo de documento ou cartão sem saber, de fato, do que se trata o serviço”, afirma.

Interdição

A empresa já havia sido notificada pelo Procon Goiás no final do mês de outubro de 2024, mas não apresentou documentações consideradas suficientes aos questionamentos do órgão.

Nessa nova fiscalização, a empresa foi interditada e teve suas atividades suspensas por não ter um contrato de adesão com cláusulas claras e não passar informações adequadas aos consumidores. Além de utilizar publicidade enganosa e de captar os clientes de forma abusiva.

Até que faça todas as adequações necessárias, a empresa está proibida de fazer qualquer tipo de comércio, inclusive de maneira eletrônica.

O consumidor que se sentir lesado, pode fazer reclamações ou denúncias no Procon Goiás pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (cidades do interior). O registro pode ser feito ainda pela plataforma Procon Web.

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