Geração Riquelme: Craque argentino inspira nomes de jogadores pelo Brasil e faz história no futebol

geracao-riquelme3A-craque-argentino-inspira-nomes-de-jogadores-pelo-brasil-e-faz-historia-no-futebol

Geração Riquelme: craque argentino inspira nomes de jogadores pelo Brasil todo

Homônimos do ídolo do Boca Juniors se espalham pelos gramados do país

Em 2007, Riquelme marca um golaço pelo Boca Juniors na final da Libertadores

No início deste século, o fascínio por Juan Román Riquelme ultrapassou os limites da Bombonera e ganhou força no Brasil. Ídolo do Boca Juniors, clube do qual atualmente é presidente, o ex-meia inspirando homônimos nos gramados brasileiros e por todo o país nas últimas duas décadas. A “geração Riquelme” marcou presença em pelo menos cinco equipes do Brasileirão das Séries A e B em 2025, com jogadores como Riquelme Felipe Silva de Almeida, no Fluminense, Riquelme Freitas dos Santos, no Grêmio, Riquelme Felipe da Silva de Oliveira, no Sport, Riquelme Fillipi Marinho de Souza, no Palmeiras, e Diogo Riquelme Rivas do Nascimento, no Athletico-PR, todos nascidos entre 2000 e 2009, período de glórias de Riquelme no Boca.

A “invasão Riquelme” também se fez presente na Copinha de 2025, com 18 jovens com o nome do craque argentino. Riquelme Felipe, do Fluminense, está entre as grandes promessas do futebol mundial sub-17, segundo o jornal britânico The Guardian. O fenômeno não se limita apenas aos gramados, pois o Censo Demográfico de 2022 do IBGE revelou que o Brasil possui mais de 41 mil pessoas registradas com o nome de Riquelme ou variações dele, sendo que até o final dos anos 90 eram registradas apenas 228 pessoas com esse nome, evidenciando o aumento da popularidade do ídolo argentino no país.

Juan Román Riquelme, ex-jogador do Boca Juniors e ídolo do futebol argentino, fez história atuando pelo clube e também teve passagens marcantes pelo futebol europeu, especialmente no Villarreal, da Espanha. Riquelme foi protagonista na campanha histórica que levou o time espanhol até a semifinal da Champions League em 2006. Após encerrar a carreira, Riquelme se tornou presidente do Boca Juniors em 2023, mantendo sua conexão com o clube onde se consagrou. A influência e o legado de Riquelme também se refletem no aumento do número de pessoas com o nome inspirado nele no Brasil, demonstrando a admiração e o reconhecimento pelo trabalho do ex-meia argentino.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp