Geraldo Alckmin fala sobre novas isenções ao tarifaço dos EUA

geraldo-alckmin-fala-sobre-novas-isencoes-ao-tarifaco-dos-eua

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) enfatizou durante entrevista coletiva em São Paulo que o governo brasileiro está comprometido em avançar as negociações com os Estados Unidos. O objetivo é ampliar a lista de produtos isentos do tarifaço comercial ou reduzir as alíquotas para mais setores. Na semana anterior, a Casa Branca eliminou as tarifas de 40% dos EUA sobre alguns produtos agrícolas brasileiros. Entre os produtos beneficiados estão carne bovina fresca, resfriada ou congelada, produtos de cacau e café, frutas, vegetais, nozes e fertilizantes.

Desde a primeira ordem executiva, houve avanços significativos. Celulose, ferro-níquel e madeira serrada tiveram suas alíquotas reduzidas. A última decisão beneficiou produtos como café, carne, frutas, sucos e fertilizantes. Alckmin salientou a importância de reduzir a alíquota de 22% que ainda incide sobre parte das exportações para os EUA. Ele mencionou o empenho do governo em buscar reduções adicionais para produtos industriais. O vice-presidente enfatizou a relevância de agir rapidamente para promover o crescimento das exportações e gerar empregos e renda.

Alckmin destacou a orientação do presidente Lula em priorizar o diálogo, a negociação e a celeridade nas tratativas comerciais. Ele ressaltou que é crucial aproveitar as oportunidades para a complementaridade econômica entre os países. A ordem executiva de Trump abrange diversos minérios e óleos minerais, impactando as operações a partir de 13 de novembro. Enquanto isso, Alckmin participou do lançamento da Delegacia Cibernética do Inmetro em São Paulo, que visa combater fraudes digitais no comércio online, especialmente a venda de produtos sem certificação obrigatória e instrumentos com informações manipuladas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp