Press "Enter" to skip to content

Geraldo Alckmin sai do PSDB, reforçando a possibilidade de ser vice de Lula

Última atualização 02/02/2022 | 20:44

Nesta quarta-feira (15), Geraldo Alckmin se desfiliou do PSDB. O motivo para o anúncio foi a filiação do vice-governador Rodrigo Garcia ao partido, ato que consolida a candidatura de Garcia ao governo de São Paulo, o que atrapalharia a jornada de Alckmin.

A filiação de Rodrigo Garcia teve apoio de João Doria, governador de São Paulo e principal nome no PSDB.

A carta de desfiliação foi entregue para o diretório municipal do partido, no qual o ex-governador ajudou a fundar e esteve presente por 33 anos. Em novembro, o próprio Alckmin havia avisado que deixaria a sigla, no entanto, a confirmação só ocorreu nesse dia 15.

Alckmin e Lula

Alckmin mantém conversas com o ex-presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores (PT). A intenção é se tornar vice de Lula nas eleições de 2022. O imaginário é que Alckmin se filie ao PSB, se tornando o vice do petista.

As divergências entre o PT e a pessoa de Geraldo Alckmin é o maior empecilho até o momento. Haddad seria a escolha para as disputas eleitorais paulistas, isso pelo lado petista. Para Alckmin, o seu aliado Márcio França seria a melhor opção para as eleições regionais, visto que França busca uma disputa pelo governo do estado paulista.