Gérard Depardieu, o renomado ator francês de 76 anos, está sendo julgado em Paris por alegações de agressão sexual a duas mulheres durante as filmagens do filme “Les Volets Verts” em 2021. Este é o primeiro caso a chegar a julgamento, apesar de mais de 20 mulheres terem feito acusações públicas.
O julgamento será iniciado nesta segunda-feira, 24, às 13h30, no Tribunal Correcional de Paris e prosseguir pelo menos até terça-feira. O julgamento foi adiado de outubro de 2024 devido a problemas de saúde do ator, que incluem um bypass quádruplo e diabetes agravado pelo estresse. Se condenado, Depardieu pode enfrentar até cinco anos de prisão e uma multa de 75 mil euros.
Alegações
A primeira denunciante, chamada Amélia, afirmou que durante as filmagens em setembro de 2021, o ator gritou que queria um ventilador pois não conseguia “ter uma ereção” devido ao calor. Ele, então, afirmou que podia “fazer as mulheres chegarem ao orgasmo sem tocá-las” e que, uma hora depois, a agarrou e a apalpou enquanto fazia “comentários obscenos”.
Já Sarah, assistente de direção do filme, denunciou que o ator francês a tocou duas vezes em seus “seios e nádegas” em agosto de 2021. Outra atriz, chamada Anouk Grinberg, informo que o ator utilizava “palavras obscenas” e que Depardieu era contratado pelos produtos pois eles sabiam “que estão contratando um agressor”, acusou.
Defesa
Depardieu nega as acusações, afirmando que nunca abusou de uma mulher e que seu comportamento foi apenas excessivamente carinhoso ou fruto de um temperamento forte. Em uma carta aberta ao jornal Le Figaro em outubro de 2023, ele disse que a ideia de ter magoado alguém é intolerável para ele.