Gerente da base detalha planejamento do Atlético-MG para promover jovens no Mineiro

gerente-da-base-detalha-planejamento-do-atletico-mg-para-promover-jovens-no-mineiro

Gerente da base explica planejamento do Atlético-MG para utilizar garotos no Mineiro

Alvinegro tem um time de transição, que trabalha durante as férias do profissional, e será integrado ao grupo principal no dia dois de janeiro

O Atlético-MG [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/] definiu um planejamento especial para a utilização de jogadores da base no Campeonato Mineiro. Durante as férias do profissional, um time de transição trabalha com o grupo que disputará a Copinha, antes de ser integrado ao elenco principal na reapresentação para 2026, no dia dois de janeiro.

Gerente da base do Atlético-MG fala sobre a construção de novo prédio [https://s03.video.glbimg.com/x240/14188930.jpg]

A definição passou por uma conversa entre a coordenação da base, o departamento de futebol e a comissão técnica do profissional. Nove atletas foram escolhidos para essa equipe de transição. Destaques do sub-17 e do sub-20 que estarão à disposição do técnico Jorge Sampaoli.

Gerente da base do Atlético, Luiz Carlos de Azevedo, explicou como se deu a definição pelos atletas que estariam no time de transição, para serem integrados ao principal.

— No início do mês passado, tive uma reunião com o Victor (ex-diretor de futebol), o Ciga, o Diogo (auxiliar do Jorge Sampaoli) e o Andreatta (coordenador da comissão técnica). A comissão técnica do profissional apresentou o planejamento. Dentro dele, ela solicitou nove atletas para fazer parte do time de transição.

— São atletas de grande potencial dentro do clube. Temos outros que estarão no processo da Copinha. Esses dez estão treinando conosco, com o grupo que vai representar o Galo na copinha. A partir do dia dois de janeiro, estarão integrados ao elenco profissional.

O grupo de transição é formado por atletas que se destacaram na conquista do Brasileiro sub-17 e na Copa do Brasil sub-20. Da lista, Índio é o único que já jogou no profissional, no Estadual do ano passado. Vitão chegou a ser relacionado para jogos do profissional, mas sem ter a oportunidade de estrear.

ge Atlético-MG repercute a coletiva de apresentação de Pedro Daniel, novo CEO do Galo

Um dos nomes mais balados da base é jovem Gabriel Veneno, de 16 anos. Ele assinou o primeiro contrato como profissional nesta temporada e chegou a ser relacionado por Sampaoli no profissional. É um nome que sempre é monitorado pelo mercado europeu. [https://ge.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2025/05/23/joia-do-atletico-mg-dispensada-pelo-santos-e-comparada-a-neymar-e-agita-mercado-europeu.ghtml]

Azevedo explicou o motivo dele estar na Copinha, assim como Mosquito — destaque do sub-17.

— Existe um planejamento. Dentro dele, chegamos a conclusão que eles precisariam de minutagem na Copinha. Não vamos esquecer que é uma competição sub-21. Estamos indo com atletas 2008 e 2009, jogando contra jogadores nascidos em 2005.

Os clubes da Série A passaram por um ano diferente. O calendário terá mudanças grandes desde janeiro. O Campeonato Brasileiro, por exemplo, terá início no dia 28 de janeiro, no mesmo período em que os estaduais estarão em disputa.

Por conta disso, muitos times irão oportunizar a base nas primeiras rodadas do estadual para estender a pré-temporada. Uma oportunidade para novos talentos surgirem e brigarem por espaço no elenco principal.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp