Gilmar Mendes comenta indiciamento de Bolsonaro em caso de ataque às urnas:async-await.

Gilmar Mendes se pronuncia sobre indiciamento de Bolsonaro e militares

A PF indicou 37 pessoas por envolvimento em plano para golpe de Estado. O caso deve ser julgado pela 1ª Turma do STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao comentar a tentativa de golpe de Estado revelada por investigação da Polícia Federal (PF), afirmou que a democracia no Brasil se provou “resiliente” e “sólida”. A declaração ocorreu durante evento em Portugal, nesta quinta-feira (28/11).

“Os fatos, como estão relatados no relatório da Polícia Federal, são extremamente graves e mostram que figuras de alta patente dos militares se envolveram neste grave episódio”, afirmou o decano do STF a jornalistas.

O ministro considera ser possível que novos detalhes da trama golpista venham à tona em breve, uma vez que presos e indiciados no inquérito prestarão depoimentos à Justiça. “É possível que ainda haja desdobramento”, avaliou.

O decano da Corte frisou também que as investigações apontaram planejamento com os ataques às urnas eletrônicas similar ao que ocorreu nos Estados Unidos em 2021 e que havia intuito “de o governo, em perdendo as eleições, tentar continuar; por isso, então, buscou-se o ataque às urnas eletrônicas”.

“O copo meio cheio é que a democracia resistiu, as instituições foram fortes e a gente deu respostas adequadas para isso”, destacou. “Reclamava-se muito na sociedade de que a resposta estava restrita a apenas aqueles agentes que estavam na frente dos quartéis e que foram presos, mas agora isso subiu um pouco para o andar de cima, para os mentores e conceptores desse golpe”.

O relatório da PF, finalizado com o indiciamento de 37 pessoas supostamente envolvidas na trama golpista, foi remetido ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Em seguida, ele remeteu os autos para a Procuradoria-Geral da República (PGR) para que emita parecer e decida se apresenta denúncia contra os acusados.

O tema, por se tratar de ações penais, deve ser apreciado pela 1ª Turma do STF. O colegiado é composto pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Diego Hypolito troca circo por BBB 25 com Dedé Santana: surpresas e polêmicas à vista

Diego Hypolito deixou o circo na mão para entrar no BBB 25 ao lado de Dedé Santana. O ginasta Diego Hypolito foi confirmado nesta quinta-feira (9/1) como um dos participantes do BBB25, ao lado da irmã, Danielle Hypolito. No entanto, antes do início do jogo o atleta já se envolveu em polêmicas.

Diego estava no elenco de apresentações do Abracadabra Circo Musical, que teve sua primeira apresentação nessa quinta-feira (9/1). O nome do ginasta estava, inclusive, na bio do perfil do circo nas redes sociais. Segundo o portal LeoDias, os organizadores do circo não estavam sabendo da participação do ginasta no reality e se mostraram surpresos com a situação.

Apesar do anúncio de Dedé Santana e Diego como grandes nomes do circo, o Abracadabra Circo Musical divulgou avisos de que o elenco pode sofrer alterações “sem aviso prévio”. Diego Hypolito explicou em seu livro os diversos problemas psicológicos que desenvolveu devido a pressões que sofria na carreira, demissão do Flamengo e términos de relacionamentos. Ele precisou de muita ajuda para se reerguer.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga o perfil DE Fun no Instagram. Diego Hypolito teria uma série de apresentações em São Vicente ao lado de Dedé Santana, porém, com sua participação no BBB 25 ao lado de sua irmã, Danielle Hypolito, o ginasta precisou cancelar seus compromissos no circo. O anúncio de sua entrada no reality show pegou os organizadores de surpresa, que não tinham conhecimento da participação do atleta.

O ginasta, que já enfrentou diferentes desafios ao longo de sua carreira, incluindo problemas de saúde mental e pressões profissionais, agora terá uma nova experiência no confinamento do BBB 25. Com uma trajetória marcada por superações, Diego Hypolito é mais um dos participantes do reality que promete movimentar as redes sociais e agradar os fãs do programa. Portanto, os fãs e espectadores do BBB 25 podem esperar por muitas emoções e reviravoltas com a entrada de Diego Hypolito na casa mais vigiada do Brasil.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp