Gilson Machado se filia ao Podemos e pretende ser candidato a deputado federal em PE

gilson-machado-se-filia-ao-podemos-e-pretende-ser-candidato-a-deputado-federal-em-pe

Ex-ministro do Turismo no governo Bolsonaro, Gilson Machado se filiou ao Podemos e criticou o PL, seu antigo partido. Em uma declaração, Machado afirmou que deixou a sigla por não encontrar espaço para concorrer ao Senado e criticou a falta de engajamento da membresia nas redes sociais para a campanha de Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência. Sua saída do PL ocorreu após não conseguir espaço para concorrer ao Senado. Machado destacou que não queria fazer parte de um partido no qual não se sentia acolhido. O agora membro do Podemos afirmou que não torce contra o PL, mas espera por uma reorganização.

Agora no Podemos, Gilson Machado não deverá concorrer ao Senado, mas demonstrou interesse em ser candidato a deputado federal. Durante seu evento de filiação, ele expressou o desejo de se tornar o candidato mais votado da história de Pernambuco para a Câmara. Sanfoneiro, veterinário e empresário, ele foi ministro do Turismo nos últimos dois anos do governo Bolsonaro. Após tentar se candidatar ao Senado pelo PL e ser derrotado, ele assumiu a presidência da Embratur nos meses finais do governo. Em 2024, concorreu à prefeitura de Recife com o apoio de Bolsonaro, mas saiu derrotado por João Campos.

Machado contou em seu discurso que recebeu aval de Bolsonaro para concorrer ao Senado, mas foi preterido pela direção do PL em Pernambuco. A vaga que ele almejava foi ocupada por Anderson Ferreira, ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e presidente do diretório estadual. Ele assumiu a liderança do partido após a prisão de Machado, acusado de tentar emitir um passaporte para o tenente-coronel Mauro Cid. Com o apoio de seu irmão e deputado federal André Ferreira, Anderson se mantém na presidência com aval do presidente nacional Valdemar Costa Neto. Internamente, Anderson é considerado a aposta do PL para atrair o voto conservador em Pernambuco, que deverá se dividir entre Raquel Lyra e João Campos na disputa pelo governo.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp