Girafas da África no Brasil: futuro segue indefinido após três anos; Ibama planeja destino das espécies

girafas-da-africa-no-brasil3A-futuro-segue-indefinido-apos-tres-anos3B-ibama-planeja-destino-das-especies

Mais de três anos após chegada, girafas trazidas da África seguem sem destino definido no Brasil; veja imagens recentes

Quatorze animais continuam em resort de Mangaratiba sob cuidados humanos. Ibama prepara relatório técnico para decidir o futuro das girafas, após tentativa de repatriação fracassar.

Os espécimes sobreviventes do grupo de girafas trazido da África para o Rio em 2022 seguem sem destino definido. Três anos e meio se passaram e os animais continuam num resort à espera de uma definição. O Ibama prepara um relatório técnico que vai apontar caminhos para o destino das girafas.

Três animais morreram quando passavam por um período de quarentena em Mangaratiba, depois da longa viagem de avião, o que fez autoridades policiais e ambientais investigarem a situação das girafas.

Elas foram trazidas do continente africano pelo BioParque. Depois de um longo voo, dezoito girafas desembarcaram no Galeão e foram levadas para um resort em Mangaratiba. A operação levantou suspeitas. Fiscais do Ibama e policiais federais denunciaram irregularidades na importação dos animais. O caso foi judicializado e o BioParque perdeu a posse das girafas.

Das dezoito que chegaram ao Brasil, quatro já morreram. Três quando tentavam fugir do recinto criado para elas em Mangaratiba, dois meses depois de chegarem ao país. Uma outra girafa não resistiu a uma doença muscular.

Restam 14 girafas. Elas continuam no resort em Mangaratiba aguardando um novo destino que será definido pelo Ibama. Nesse momento, uma equipe técnica está produzindo um relatório que deverá apontar as melhores opções de destinação dos animais.

A repatriação das girafas para a África seria uma possibilidade. Em maio, o Ministério do Meio Ambiente de Angola enviou uma carta ao Núcleo de Operações do Ministério da Justiça e Segurança Pública da Polícia Federal do Brasil manifestando interesse em acolher os animais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp