Com apoio de Gisele Bündchen, escola abandonada há 5 anos em Porto Alegre será
reaberta como espaço para a educação infantil. Com previsão de atender cerca de 200 crianças de 0 a 5 anos em tempo integral, a nova instituição promete um espaço de acolhimento. A antiga Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul, no Centro de Porto Alegre, que estava fechada desde 2020, está sendo transformada em um novo espaço dedicado à primeira infância.
Quem está ajudando a dar vida nova ao prédio é a supermodelo e filantropa Gisele Bündchen. Ela está por trás do Fundo Luz Alliance, que, em parceria com a BrazilFoundation, viabilizou a reforma por meio do Instituto Cultural Floresta (ICF). Gisele Bündchen é gaúcha, natural de Horizontina, no Noroeste do RS, e se destacou nas passarelas e também pelo engajamento com causas ambientais.
Com previsão de atender cerca de 200 crianças de 0 a 5 anos em tempo integral, a nova escola promete um espaço de acolhimento, desenvolvimento e cuidado. Na época, a Secretaria Estadual de Educação decidiu encerrar as atividades da escola, justificando a medida com problemas na infraestrutura do prédio e elevados índices de reprovação entre os alunos.
Inicialmente, o plano era adaptar o espaço para servir como abrigo para pessoas em situação de rua. No entanto, a proposta gerou forte reação da comunidade local, que organizou protestos e chegou a ocupar o imóvel. A iniciativa faz parte do projeto Infância em Construção, da Prefeitura de Porto Alegre, que une forças com sete organizações privadas sem fins lucrativos para ampliar e melhorar a rede municipal de educação infantil.
Além disso, o mesmo aporte também vai permitir melhorias em outras duas escolas da Capital: a Leopolda Barnewitz, na Cidade Baixa, e a Miguel Velásquez, no bairro Sarandi. “Porto Alegre está fazendo história ao transformar espaços que estavam fechados em lugares de acolhimento e desenvolvimento para as nossas crianças”, destaca o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal.




