Última atualização 07/09/2022 | 10:02
Pesquisas Globo/Ipec, divulgadas na noite desta terça-feira, 6, trazem o cenário das disputas para governador nos três maiores colégios eleitorais do país. Em São Paulo, o ex-ministro Fernando Haddad está na liderança com 36% das intenções de voto. O petista é seguido pelo também ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), que soma 21%, e pelo atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), com 14%.
Em ‘quarto lugar’ no levantamento aparecem os indecisos, que representam 12% dos eleitores ouvidos. Aqueles que pretendem votar em branco ou nulo, ou mesmo deixar de votar, são 10%. Entre os demais candidatos, Carol Vigliar (UP), Elvis Cezar (PDT), Vinicius Poit (Novo), Gabriel Colombo (PCB), Antonio Jorge (DC), Altino Junior (PSTU) e Edson Dorta (PCO) empatam com 1%.
O Ipec conversou com 1504 pessoas presencialmente, entre os dias 3 e 5 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o levantamento tem 95% de confiança. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-04493/2022.
Atual governador lidera corrida no Rio de Janeiro
Já no Rio de Janeiro, o cenário mostra crescimento do atual governador, Cláudio Castro (PL), que chega a 37% das intenções de voto, conforme pesquisa Globo/Ipec. O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) tem 22%. Na sequência aparecem Rodrigo Neves (PDT) com 7% e Cyro Garcia (PSTU) com 4%. Juliete Pantoja (UP), Wilson Witzel (PMB) e Paulo Ganime (Novo) têm 2%. Eduardo Serra (PCB) tem 1%. O candidato Luiz Eugênio (PCO) não pontuou.
Os votos brancos ou nulos correspondem a 13% dos entrevistados e 10% disseram ainda estar indecisos. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou menos. No Rio também foram entrevistadas 1504 pessoas, dos dias 3 a 6 de setembro. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número RJ-01599/2022. O nível de confiança da pesquisa é 95%.
Minas também tem liderança do candidato à reeleição
Levantamento Globo/Ipec aponta Romeu Zema, atual governador de Minas Gerais, na liderança da corrida eleitoral, com chances de vitória ainda no primeiro turno. O candidato do partido Novo tem 47% das intenções de voto contra 31% de Alexandre Kalil (PSD).
Já muito distantes surgem Carlos Viana (PL), com 2%; Lorene Figueiredo (PSOL), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU), todos com 1%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Brancos e nulos correspondem a 8%. A parcela dos que não souberam foi de 8%.
A pesquisa, encomendada pela TV Globo, ouviu 1504 pessoas entre 3 e 5 de setembro, e o nível de confiança é de 95%. O registro da pesquisa junto ao TSE é MG‐02838/2022.