GM interrompe produção do Chevrolet Onix por 2 meses em Gravataí: entenda os motivos e impactos na marca.

gm-interrompe-producao-do-chevrolet-onix-por-2-meses-em-gravatai3A-entenda-os-motivos-e-impactos-na-marca

A Chevrolet interrompe a produção do seu carro mais vendido por 2 meses, com a unidade de Gravataí (RS) sendo responsável pela fabricação do Chevrolet Onix e do Onix Plus, que correspondem a cerca de 50% das vendas da marca. Essa é a segunda vez em 2025 que a fabricante anuncia a paralisação das atividades em Gravataí, inicialmente programada para durar 1 mês.

De acordo com a General Motors (holding que detém a marca Chevrolet), a interrupção das atividades em Gravataí tem como objetivo “adequar a produção”. Curiosamente, essa segunda pausa foi anunciada antes mesmo da primeira ter sido efetivada. A fábrica na cidade gaúcha ficará parada entre os dias 17 de fevereiro e 17 de março, com os 5 mil funcionários da unidade aproveitando 20 dias de férias coletivas e mais 10 dias de folga remunerada.

Após esse período, a interrupção volta a acontecer a partir de 22 de abril, em um esquema de “layoff”, onde 50% dos trabalhadores terão seus contratos suspensos. Ao todo, a paralisação das atividades deve durar inicialmente 2 meses, podendo se estender até cinco meses, conforme definido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Com as vendas em queda, o Chevrolet Onix, que foi o terceiro carro mais vendido do país em 2024, enfrenta uma redução no seu desempenho, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No ano passado, foram comercializadas 97,5 mil unidades da linha Onix, em comparação com 102 mil em 2023, representando uma queda anual de 4,4%.

A General Motors emitiu um comunicado informando sobre o processo de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí para a adoção de um período de suspensão temporária de contratos de trabalho, visando adequar a produção dos modelos Onix e Onix Plus à demanda atual do mercado. A empresa reforça seu compromisso com colaboradores e parceiros, monitorando continuamente o cenário econômico para tomar decisões alinhadas às necessidades do momento e em diálogo com todas as partes envolvidas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp