GO: Empresários são presos suspeitos de desviar R$ 2 milhões em medicamentos

O Ministério Público (MP-GO) e a Polícia Civil de Goiás prenderam dois empresários nesta segunda-feira (13) suspeitos de desviar R$ 2 milhões de verbas públicas de Formosa (GO) em medicamento superfaturados. Os alvos da operação Capésius são empresas distribuidoras de medicamentos e empresários.

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, e em Brazlândia.

Nos últimos seis meses, a investigação do MP identificou desvios entre os anos de 2020 e 2021 na compra de medicamentos judicializados, com dispensas de licitações.

De acordo com o MP, as empresas eram usadas em nome de ”laranjas” para fraudar licitações de fornecimento de remédios. Foram identificados mais de 200% de superfaturamento em produtos adquiridos pelo Fundo Municipal de Saúde (FMS) de Formosa.

Compra

A compra dos medicamento eram determinadas pela Justiça para atender pacientes de Formosa que não conseguiram os remédios com a Secretaria Municipal da Saúde. A parti daí, o MP entrava com pedido no Judiciário para a cidade fornecer o medicamento.

Os empresários e empresas envolvidas nos esquemas apresentavam ao Fundo de Saúde, que compra os produtos, orçamentos falsificados com preços acima dos praticados do mercado, de forma a direcionar a licitação para a empresa que queriam contratar.

Caso condenados, os suspeitos podem pegar de seis a 20 anos de prisão. A MP continua a investigação para identificar outros envolvidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos