GO: Empresários são presos suspeitos de desviar R$ 2 milhões em medicamentos

O Ministério Público (MP-GO) e a Polícia Civil de Goiás prenderam dois empresários nesta segunda-feira (13) suspeitos de desviar R$ 2 milhões de verbas públicas de Formosa (GO) em medicamento superfaturados. Os alvos da operação Capésius são empresas distribuidoras de medicamentos e empresários.

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, e em Brazlândia.

Nos últimos seis meses, a investigação do MP identificou desvios entre os anos de 2020 e 2021 na compra de medicamentos judicializados, com dispensas de licitações.

De acordo com o MP, as empresas eram usadas em nome de ”laranjas” para fraudar licitações de fornecimento de remédios. Foram identificados mais de 200% de superfaturamento em produtos adquiridos pelo Fundo Municipal de Saúde (FMS) de Formosa.

Compra

A compra dos medicamento eram determinadas pela Justiça para atender pacientes de Formosa que não conseguiram os remédios com a Secretaria Municipal da Saúde. A parti daí, o MP entrava com pedido no Judiciário para a cidade fornecer o medicamento.

Os empresários e empresas envolvidas nos esquemas apresentavam ao Fundo de Saúde, que compra os produtos, orçamentos falsificados com preços acima dos praticados do mercado, de forma a direcionar a licitação para a empresa que queriam contratar.

Caso condenados, os suspeitos podem pegar de seis a 20 anos de prisão. A MP continua a investigação para identificar outros envolvidos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp