Press "Enter" to skip to content

Goiana de 19 anos foge de casa para morar com filho de Olavo de Carvalho

Última atualização 22/03/2024 | 12:25

Uma jovem de 19 anos de Catalão que estava desaparecida foi localizada pela Polícia Federal na cidade de Presidente Franco, no Paraguai. De acordo com a investigação, ela fugiu para morar com Tales de Carvalho, um dos filhos do guru da extrema-direita Olavo de Carvalho, falecido em 2022, segundo reportagem do O Globo.

A estudante, que morava em Catalão, a cerca de 261 km da capital goiana, foi procurada pelos pais depois que estes acionaram a Justiça em busca de informações sobre seu paradeiro. A estudante foi vista pela última vez no início de março.

Antes de desaparecer, a estudante enviou um áudio aos pais informando que havia se convertido ao islamismo e se casado com Tales, que vivia em Curitiba. A família alega que a jovem tem problemas psiquiátricos e pode ter sido vítima de assédio psicológico por parte do filho do guru.

No tempo em que esteve desaparecida, os pais tentaram entrar em contato com Tales para obter informações sobre a localização da jovem, porém, suas solicitações foram negadas pelo filho do filósofo.

Defesa

O advogado de Tales negou as acusações, afirmando que a jovem viajou por vontade própria. Em seu depoimento à polícia, ela relatou que estava a passeio na cidade paraguaia, onde reside um irmão de Tales, há cinco dias. A estudante, anteriormente residente em Curitiba (PR), afirmou ter ido ao Paraguai para visitar seu cunhado.

De acordo com a mãe, a jovem começou a se interessar pelos ensinamentos de Olavo de Carvalho durante as eleições de 2018. Mais tarde, ela começou a interagir virtualmente com o filho do guru, enquanto frequentava a Universidade Federal de Goiás (UFG), onde cursava letras.

Fuga para casar

Em uma mensagem de áudio enviada aos pais, Tales afirmou que a estudante “fugiu para casar” e que ela agora presta contas a ele sobre seus movimentos. Ele também ressaltou que a pressão dos pais não a fará se separar dele.

Tales, assim como seu pai, ministra cursos online de filosofia, cosmologia, simbolismo e artes tradicionais. Em vídeos no YouTube, ele é apresentado como professor e “Xeique Tales”. Ele afirmou ter se convertido ao islamismo na infância, sob influência de seu pai, Olavo de Carvalho.

Em nota, o advogado de Tales negou que a estudante estivesse desaparecida, alegando que ela estava apenas evitando contato com seu pai. Por outro lado, o advogado da família da estudante sustentou que ela foi “aliciada” desde a adolescência e que agiu sob forte violência psicológica.