Goiânia: 60% dos idosos foram vacinados contra a Covid-19

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), 63,4% dos idosos estão imunizados, ou seja, receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19. Na capital foram aplicadas 397.929 doses da entre primeira etapa e reforço. A média de Goiânia está acima da nacional.

O município iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19 em janeiro, seguindo o estabelecido pelo Ministério da Saúde por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI). Na cidade já foram atendidos idosos em três grupos distintos (acamados, institucionalizados e por faixa etária), assim como da saúde, segurança e salvamento, tanto para primeira quanto para segunda dose. Em Goiânia, 171.255 idosos já receberam a primeira dose e 106.317 receberam o reforço contra a doença. 

O prefeito Rogério Cruz comentou sobre os números na capital. “Isso mostra o empenho dos nossos profissionais de Saúde, que de forma transparente e responsável dão seu máximo para garantir proteção às pessoas”, destacou. Rogério Cruz ainda falou sobre os recordes batidos pelas equipes de imunização durante a campanha. “No feriado de 21 de abril, mais de 22 mil pessoas foram vacinadas em Goiânia. No mês de março, em apenas um dia, foram 19 mil vacinas aplicadas”.

Nesta terça-feira, 27, a campanha de vacinação segue até às 17h. Estão sendo vacinados idosos a partir de 61 anos que tenham iniciais do nome com letra C para primeira dose, além do reforço da Coronavac em pessoas com idade igual ou superior a 66 anos. Também recebem a primeira dose trabalhadores da saúde a partir de 35 anos, assim como a segunda dose da Astrazeneca para esses profissionais. Goiânia ainda atende hoje as pessoas a partir de 66 anos, de acordo com a data indicada no cartão de vacinação.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp