Goiânia: 60% dos idosos foram vacinados contra a Covid-19

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), 63,4% dos idosos estão imunizados, ou seja, receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19. Na capital foram aplicadas 397.929 doses da entre primeira etapa e reforço. A média de Goiânia está acima da nacional.

O município iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19 em janeiro, seguindo o estabelecido pelo Ministério da Saúde por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI). Na cidade já foram atendidos idosos em três grupos distintos (acamados, institucionalizados e por faixa etária), assim como da saúde, segurança e salvamento, tanto para primeira quanto para segunda dose. Em Goiânia, 171.255 idosos já receberam a primeira dose e 106.317 receberam o reforço contra a doença. 

O prefeito Rogério Cruz comentou sobre os números na capital. “Isso mostra o empenho dos nossos profissionais de Saúde, que de forma transparente e responsável dão seu máximo para garantir proteção às pessoas”, destacou. Rogério Cruz ainda falou sobre os recordes batidos pelas equipes de imunização durante a campanha. “No feriado de 21 de abril, mais de 22 mil pessoas foram vacinadas em Goiânia. No mês de março, em apenas um dia, foram 19 mil vacinas aplicadas”.

Nesta terça-feira, 27, a campanha de vacinação segue até às 17h. Estão sendo vacinados idosos a partir de 61 anos que tenham iniciais do nome com letra C para primeira dose, além do reforço da Coronavac em pessoas com idade igual ou superior a 66 anos. Também recebem a primeira dose trabalhadores da saúde a partir de 35 anos, assim como a segunda dose da Astrazeneca para esses profissionais. Goiânia ainda atende hoje as pessoas a partir de 66 anos, de acordo com a data indicada no cartão de vacinação.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp