Goiânia abre 194 vagas de cursos profissionalizantes para jovem aprendiz

Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio do Sine Municipal e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), ofertará 194 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos para jovens aprendizes entre 16 e 24 anos.

Serão seis cursos à disposição dos interessados, com carga horária das aulas que varia de 120 a 220 horas, a depender da escolha do candidato. As inscrições podem ser feitas de 17 a 20 de março, a partir das 09h, pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas, ou pelo site. No ato da matrícula, o candidato recebe um e-mail com a confirmação da inscrição.

Há oportunidades para os seguintes cursos profissionalizantes: administração pessoal, auxiliar de contabilidade, beleza e estética, pacotes office básico, intermediário e avançado, todos gratuitos. Além do certificado de conclusão, a Prefeitura de Goiânia disponibilizará lanche e vale-transporte como ajuda de custo.

“O aprendizado é a porta de entrada para o mercado de trabalho. O objetivo dos cursos é aprimorar as habilidades dos interessados. Jovens são encorajados, capacitados e orientados sobre o comportamento dentro da empresa. Novos conhecimentos ajudam a encontrar a área em que mais se encaixam”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa, Silvio Sousa.

As aulas serão ministradas a partir do dia 20 de março, nos três períodos, no Instituto Goiano de Pesquisa e Didática Profissional, Avenida Castelo Branco, Quadra R34 – Lote 01, Edifício Lourenço Office, Setor Oeste. Ao concluir os cursos, os alunos recebem certificados.

“O Sine Goiânia trabalha para proporcionar aos jovens a inclusão social e o ingresso no mercado de trabalho, por meio de formação técnica e profissional, com atividades teóricas e práticas. Trabalhamos os valores e ética profissional no ambiente de trabalho. Dessa forma, o jovem fica mais preparado para o processo seletivo e para o ingresso na empresa”, afirma Anderson Soares, diretor do trabalho do Sine Goiânia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Gabinete de crise das UTIs de Goiânia reduz tempo de espera e amplia oferta de leitos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, alcançou resultados expressivos no encaminhamento de pacientes para internação em leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Durante os 18 dias de atuação do Gabinete de Crise das UTIs de Goiânia, 1.082 pacientes foram encaminhados para esses leitos, com todas as demandas autorizadas em menos de 24 horas.

A parceria se mostrou eficaz ao reduzir o tempo de espera dos pacientes nas unidades, além de identificar e corrigir rapidamente as dificuldades enfrentadas pela equipe de trabalho, destacou o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos. Além de otimizar a utilização dos leitos existentes, o gabinete contribuiu para ampliar a oferta com a abertura de novos leitos em diferentes unidades hospitalares.

Foram abertos 20 novos leitos de UTI adulto no Hospital Ruy Azeredo, 16 leitos de UTI no Hospital das Clínicas (10 adultos e 6 pediátricos), 40 leitos de UTI (20 adultos, 10 pediátricos e 10 neonatais) e 32 leitos de enfermaria no Hospital Estadual de Águas Lindas. “Esses resultados demonstram a eficácia da estratégia de organização e cooperação para melhorar a saúde da população”, afirmou Rasível Santos.

Com essas medidas, a otimização dos leitos também reduziu significativamente a demanda por vagas. As solicitações diárias de leitos de UTI caíram de uma média de 24 para 5, enquanto as de enfermaria foram reduzidas de 174 para 78. “Nunca houve um funcionamento tão eficiente, mesmo enfrentando uma crise como essa”, declarou o médico Elter Borges, da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Aliança com o Samu e Corpo de Bombeiros

Na tarde desta segunda-feira, 16, a reunião do Gabinete de Crise focou na criação de uma aliança entre os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Região Metropolitana da capital, para apoiar o município durante o atual momento enfrentado. Representantes dos Samus de Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo se comprometeram a apoiar a SMS de Goiânia com o transporte de pacientes e a disponibilizar profissionais para a realização de plantão no Samu da capital.

Também foi publicada uma portaria que prevê uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), autorizando que o efetivo da corporação tripule ambulâncias do Samu de Goiânia para realizar transporte entre os hospitais, quando necessário. A SMS da capital confirmou a convocação de novos técnicos de enfermagem para atuar nas Upas e Cais do município.

Gabinete de Crise

O Gabinete de Crise foi criado pela SES-GO para dar suporte à situação emergencial da saúde em Goiânia. O objetivo é monitorar, planejar, estruturar, mobilizar e coordenar ações integradas de preparação, alerta e resposta, envolvendo órgãos públicos estaduais e municipais em medidas conjuntas para mitigar a crise de saúde pública no município.

A coordenação do gabinete é liderada pela SES-GO, enquanto as unidades municipais executam as ações na gestão e área hospitalar, garantindo um monitoramento eficaz do cenário geral. A SES-GO implantou 13 gabinetes de crise em unidades municipais, que diariamente repassam informações para o gabinete central.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp