Goiânia abre agendamento para vacinação contra Covid-19 a partir dos 33 anos

Com a chegada de 40 mil doses de vacinas contra a Covid-19 neste sábado (31), a Prefeitura de Goiânia confirmou a vacinação de pessoas com 33 anos a partir dessa segunda-feira (2). O atendimento deve ser agendado pelo aplicativo Prefeitura 24 horas.

No sábado, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) começou a aplicação de vacinas contra o coronavírus em pessoas de 33 anos no drive-thru do Shopping do Passeio das Águas com distribuição de duas mil senhas. Agora, a aplicação em drive-thru estão suspensas e as doses estão restritas aos postos de saúde específicos.

Conforme a SMS, através do aplicativo Prefeitura 24 horas, as pessoas podem escolher o dia, horário e a unidade de saúde onde preferem ser vacinadas. Grávidas, puérperas e idosos seguem sendo vacinados, sem agendamento, no Ciams Dr Domingos Viggiano, no Jardim América.

Pessoas com comorbidades e outros grupos prioritários, que não precisam de agendamento, são atendidos no CSF Leste Universitário. A segunda dose dos imunizantes AstraZeneca e Pfizer são ministradas em 13 postos, também sem agendamento.

Covid em Goiânia

Conforme a última atualização de dados divulgada pela SMS, na sexta-feira (30), Goiânia tem 186.142 casos confirmados de Covid-19 e 5.791 óbitos em decorrência da doença.

A taxa de ocupação de leitos de UTI, que até então vinha se mantendo abaixo de 80%, já está em 83,5%.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp