Goiânia abre o calendário do Mês da Mulher com aula de defesa pessoal

Goiânia abre o calendário do Mês da Mulher com aula de defesa pessoal

A Prefeitura de Goiânia inicia a programação do Mês da Mulher com o aulão aberto ‘Elas se Defendem’, voltado para identificar situações de riscos e aprender como agir nesses casos. O evento será realizado no Paço Municipal, na sexta-feira (1º/3), a partir das 8h30. A aula será ministrada pela professora faixa preta de Jiu-Jitsu Renata Fernandes. Também está previsto um treino funcional.

Quem participar do evento vai aprender como agir em situações diversas, como tentativa de roubo de bolsas, puxão de cabelo, enforcamento, tentativa de estupro, entre outras. O objetivo é fazer com que as mulheres entendam que, com o treinamento adequado, é possível se defender.

Apenas no mês de janeiro a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) recebeu, encaminhadas pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), mais de 300 vítimas de alguma violência para atendimento psicossocial. “As mulheres estão buscando cada vez mais sua independência. Saber se defender para não viver com medo é crucial”, afirmou a titular da SMPM, Kátia Hyodo.

A defesa pessoal tem como objetivo aprender a agir em situações perigosas e também em como identificar os sinais de possíveis ataques. A prática também ajuda na agilidade, força, reflexo, raciocínio rápido, além de melhorar a autoconfiança. A professora de artes marciais, Renata Fernandes, reforça que as técnicas certas de Jiu-Jitsu auxiliam na possibilidade de fuga de alguma situação de ameaça e devem ser usadas apenas em casos de extrema necessidade.

O aulão ‘Elas se Defendem’ será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Administração (Semad). “A proposta é trabalhar o empoderamento feminino e mostrar que qualquer mulher pode estar apta a se defender de uma tentativa de violência”, ressalta Valdery Júnior, titular da pasta.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos