Press "Enter" to skip to content

Goiânia abre o calendário do Mês da Mulher com aula de defesa pessoal

Última atualização 01/03/2024 | 10:44

A Prefeitura de Goiânia inicia a programação do Mês da Mulher com o aulão aberto ‘Elas se Defendem’, voltado para identificar situações de riscos e aprender como agir nesses casos. O evento será realizado no Paço Municipal, na sexta-feira (1º/3), a partir das 8h30. A aula será ministrada pela professora faixa preta de Jiu-Jitsu Renata Fernandes. Também está previsto um treino funcional.

Quem participar do evento vai aprender como agir em situações diversas, como tentativa de roubo de bolsas, puxão de cabelo, enforcamento, tentativa de estupro, entre outras. O objetivo é fazer com que as mulheres entendam que, com o treinamento adequado, é possível se defender.

Apenas no mês de janeiro a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) recebeu, encaminhadas pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), mais de 300 vítimas de alguma violência para atendimento psicossocial. “As mulheres estão buscando cada vez mais sua independência. Saber se defender para não viver com medo é crucial”, afirmou a titular da SMPM, Kátia Hyodo.

A defesa pessoal tem como objetivo aprender a agir em situações perigosas e também em como identificar os sinais de possíveis ataques. A prática também ajuda na agilidade, força, reflexo, raciocínio rápido, além de melhorar a autoconfiança. A professora de artes marciais, Renata Fernandes, reforça que as técnicas certas de Jiu-Jitsu auxiliam na possibilidade de fuga de alguma situação de ameaça e devem ser usadas apenas em casos de extrema necessidade.

O aulão ‘Elas se Defendem’ será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Administração (Semad). “A proposta é trabalhar o empoderamento feminino e mostrar que qualquer mulher pode estar apta a se defender de uma tentativa de violência”, ressalta Valdery Júnior, titular da pasta.