Press "Enter" to skip to content

Goiânia amanhece com chuvas volumosas, que devem continuar no fim de semana

Última atualização 06/01/2023 | 10:42

Os moradores de Goiânia se surpreenderam com o volume das chuvas na manhã desta sexta-feira, 6. A região Noroeste da cidade foi a mais afetada, ultrapassando os 50 mm de precipitação em alguns trechos. A tendência é de que o cenário permaneça neste fim de semana, com possibilidade de tempestades, devido ao corredor de umidade presente no estado de Goiás.

A quantidade de chuvas em Goiânia

O corredor de umidade atual
O corredor de umidade atual (Foto: Cimehgo)

Segundo o relatório da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), as precipitações de chuva em Goiânia chegaram a pelo menos 15 mm. As partes que menos sofreram com as águas foram o Leste (Autódromo) e o Norte (Santa Genoveva).

Em compensação, em ambas as regiões, outras partes tiveram mais volume. No Leste, o Jardim Olinda apresentou 20,0 mm. Já no Norte, o Balneário Meia-Ponte teve 30,0 mm. Ainda assim, ambas ficaram atrás da região Noroeste, com volume de 53,2 mm no Perim, 51,8 mm no Aeródromo e 33,4 mm no Jardim Curitiba. Só no Jardim Pompeia a situação foi mais branda, com 15,4 mm.

De acordo com André Amorim, gerente do Cimehgo, o cenário não é anormal porque o atual corredor de umidade presente forma chuvas volumosas. Com isso, a quantidade de chuvas está dentro do previsto, às vezes superando um pouco a expectativa. O importante é que a população precisa estar atenta aos perigos.

“Para hoje e final de semana, a expectativa é de chuvas volumosas, apesar que de maneira irregular. Dentro das regiões de Goiânia, cada uma tem um volume. A região Noroeste foi a que recebeu mais chuvas, a Leste um pouco mais atrás. Não está descartada a questão de tempestades, com rajadas de vento e raios”, destaca André Amorim.

O asfalto encharcado, por exemplo, prejudica a dirigibilidade e o alto volume de chuvas compromete a visibilidade. Por esse motivo, todos os motoristas que trafegarem por Goiânia devem tomar cuidado, pois o panorama acaba facilitando possíveis acidentes. O alerta é o mesmo para outros municípios goianos, como Quirinópolis.