Nesta segunda-feira (6), a vacinação contra a Covid-19 segue com ampliação de postos em Goiânia. Ao todo serão 72 salas disponíveis para a imunização infantil e adulto. As vacinas da Pfizer para crianças acima de cinco anos foram disponibilizadas pela Secretaria Municipal (SMS). Além disso, os maiores de seis anos podem se vacinar com a primeira e a segunda dose da CoronaVac.
“Ampliamos as salas de vacinação, agora são 72, vamos manter a vacinação itinerante com as vans e também iniciamos a vacinação nas escolas , onde mais de 3 mil estudantes da Rede Municipal de Educação já foram imunizados. Para avançarmos ainda mais na imunização, pedimos que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinar”, disse o prefeito Rogério Cruz.
Para o titular da SMS, Durval Pedroso, essa ampliação visa aumentar, de forma considerável, o percentual de pessoas vacinadas. “ Já tomaram a primeira dose 83,5% da população com idade acima de 05 anos, 75% foram imunizadas com a segunda dose e, desses, 20,3% receberam a dose de reforço”, pontua Pedroso, acrescentando que os moradores de Goiânia terão a oportunidade de se vacinar mais próximos de suas casas.
O horário de funcionamento de todas as unidades de saúde para vacinação continua de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem a necessidade de agendamento.
Documentação
Os maiores de 12 anos devem apresentar documento com foto, comprovantes de vacinação e endereço. Já as crianças de 05 a 11 anos precisam apresentar Cartão de Vacinação, certidão de nascimento ou CPF, e comprovante de endereço. Pais e responsáveis legais que, porventura, não possam levar a criança ao posto de vacinação, devem preencher autorização para que outra pessoa a acompanhe.
A população em geral, que ainda não tomou a segunda ou terceira dose dos imunizantes disponíveis contra a doença, pode procurar uma unidade de saúde do município, assim como quem precisa tomar a quarta dose de reforço. Vale ressaltar que, a vacina já está disponível para as pessoas imunossuprimidas maiores de 18 anos, com data da terceira dose no dia 3 de novembro de 2021.