Goiânia aplicou 1,7 mil doses de lote suspenso da Coronavac

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Goiânia informou, nesta segunda-feira (6), que foram recebidas 2,2 mil vacinas de lotes suspensos de Coronavac e aplicou 1,7 mil destas doses. De acordo com a pasta, as vacinas restantes serão devolvidas à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.

A SMS afirmou que ainda aguarda a publicação da nota em conjunto ao Ministério da Saúde, Anvisa e Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde (INCQS) sobre a eficácia do imunizante e como proceder em relação às pessoas vacinas com esse lote. Foi informado também que o órgão entrará em contato com as pessoas que receberam vacinas do lote suspenso, mas não há motivo para alarde.

Lote suspenso

No dia 3 de setembro, a Anvisa comunicou que o Butatan informou via ofício que o parceiro Sinovac, fabricante da vacina Coronavac, enviou ao Brasil 25 lotes com frasco-ampola (monodose e duas doses), totalizando 12.113.934 doses e que esta unidade não foi inspecionada e não foi aprovada pela Anvisa.

O instituto informou ainda que 17 outros lotes, totalizando 9 milhões de doses, também envasados no local não inspecionado pela Agência, estão em tramitação de envio e liberação ao Brasil.

Com isso, a agência regulatória avalia que estas vacinas configuram como produto não regularizado junto à Anvisa e que, por isso, seria essencial a atuação da Agência com o intuito de mitigar uma possível risco sanitário e proibiu a distribuição e aplicação das doses.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp