Goiânia bate mais um recorde de calor e chega aos 39,3ºC

Goiás teve o quarto setembro mais quente já registrado

Goiânia bateu o recorde de temperatura na tarde desta segunda-feira, 25. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade registrou 39,3º por volta das 15h, e foi considerada uma das capitais mais quentes. O recorde anterior era de 39ºC no domingo, 24.

As altas temperaturas estão sendo causada por uma onda de calor que tem atingido regiões do Centro-Sul do país, com a presença de uma massa de ar quente comum todos os anos. Neste ano, o fenômeno ganhou força devido ao impacto do fenômeno El Niño, que tem barrado o avanço da frente fria, o aquecimento global e o aumento de gases do efeito estufa do planeta.

No entanto, a forte onda de calor deve se despedir do Brasil nos próximos dias e a temperatura deve ser amenizada. Uma massa de ar frio deverá atingir as regiões atingidas pelo calor, diminuindo a temperatura e trazendo um alívio para o calor, a partir desta quinta-feira, 28. Em relação a chuva, pancadas isoladas devem ocorrer durante a tarde de quinta-feira e sexta, ajudando no aumento da umidade do ar.

Itumbiara é uma das cidades mais quentes do Brasil

Além de Goiânia ter sido uma das capitais mais quentes desta segunda-feira, 25, outra capital goiana também conquistou um recorde com o calor. O município de Itumbiara, no sul de Goiás, registrou incríveis 41,5ºC de temperatura. Junto com ela, municípios de São Paulo, Bahia, Tocantins e Mato Grosso do Sul também chegaram a grandes números de temperatura.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp