Em ação de plantio de árvores, Goiânia bate recorde mundial com 50 mil mudas plantadas em 30 minutos. A ação ArborizaGyn aconteceu nesta manhã em três parques da capital e contou com a presença do prefeito de Goiânia, Rogerio Cruz e do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.
A iniciativa foi da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), em parceria com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). O projeto tinha o objetivo de reflorestar a cidade e torná-la a capital mais arborizada do mundo, e também atingir a marca de maior número de mudas plantadas e, com isso, entrar para o livro dos recordes, o Guinness Book.
No evento, Rogerio Cruz disse que a ação é importante para trazer qualidade de vida, cuidado para a terra goianiense e com todos aqueles que chegam na cidade de Goiânia.
“Precisamos entregar a população uma maneira de qualidade de vida que venha através das arvores, dos verdes, da sombra e da natureza. Goiânia é uma cidade cercada de córregos e quando temos arvores plantadas, também estamos cuidando da nossa natureza”, diz Cruz.
O prefeito também agradeceu a todos que ajudaram a missão, e afirmou dizendo que a ação também serviu para compensar as arvores que foram arrancadas para a construção do BRT.
“Quero agradecer a todos que estão neste dia, fazendo com que venhamos bater um recorde, que é plantar 50 mil mudas de arvores em 30 minutos. Isso traz a qualidade de vida que estamos buscando em todos sentidos. Entretanto, de alguma forma estamos compensando as arvores que foram arrancadas para a construção do BRT, e até mesmo ultrapassamos o número”, completa o prefeito.
O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, também esteve no evento fazendo o plantio das mudas. Ele se sentiu honrado por participar da ação, e parabenizou Goiânia por ter saído a frente na ação.
“É uma honra estar aqui na cidade de Goiânia, parabéns pela ação que bateu um recorde mundial. A cidade se preocupa com a qualidade ambiental e urbana. Nós temos o programa Cidades mais verdes, e Goiânia já é a cidade mais verde do Brasil e será a cidade mais verde do mundo. Vamos fazer da cidade uma cidade melhor para se viver e nada melhor do que arvores, parques e mais áreas verdes na cidade. O benefício das áreas verdes todos já sabem e Goiânia já sai na frente”, comenta Leite.
As 50 mil mudas foram plantadas nos bairros Residencial Três Marias, Parque Macambira e Parque Cascavel, com a ajuda da população.