Última atualização 09/08/2022 | 12:23
Com pessoas em situação de vulnerabilidade social como público-alvo, a Prefeitura de Goiânia encerrou as inscrições para o programa Moradia Goianiense com 21620 famílias cadastradas. O projeto é desenvolvido em parceria com Estado e União, e tem como meta construir 15 mil novas moradias até 2024.
Para a realização do programa, serão investidos aproximadamente R$ 450 milhões dos cofres do município. A dinâmica tem por base subsidiar os imóveis das famílias selecionadas em até 20% do valor total. Essa participação será abatida no financiamento contraído junto às instituições, funcionando como parcela de entrada. A coordenação do Família Goianiense é da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh).
As primeiras moradias estão em construção no Residencial Iris Rezende, no Conjunto Vera Cruz. A entrega está prevista já para o primeiro semestre de 2023. Cada apartamento dispões de cerca de 48 metros quadrados, divididos em dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço integrada, além de área de convivência e garagem.
No último mês de junho foram sorteadas 512 famílias para avaliação e verificação de perfil. Dessas, 256 serão contempladas com as unidades do Conjunto Vera Cruz. A iniciativa tem a parceria do Governo Federal, por meio do programa Casa Verde Amarela, e Goiânia foi pioneira, entre as cidades brasileiras, a aderir ao programa, ainda em setembro do ano passado.
“Fortalecer a política habitacional é dar o mínimo de dignidade às famílias goianienses, e esta é uma de nossas principais prioridades”, afirma o prefeito Rogério Cruz.
Regras do programa
As regras do programa determinam que as famílias inscritas passem pela primeira análise para validação das informações prestadas, como comprovação de renda, comprometimento financeiro e quaisquer outras restrições. Depois, a gestão municipal inicia análise social da família, que deverá atender alguns requisitos, como tempo de moradia na capital e não ter sido beneficiada por qualquer outro programa habitacional municipal, estadual ou federal.