Goiânia: campanha combate assédio sexual no transporte coletivo

Nesta quarta-feira, 05, a Prefeitura de Goiânia divulgou o balanço da campanha “Meu Corpo Não é Corrimão”, realizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). Aproximadamente 60 mil pessoas foram alcançadas em dois meses da ação. 

A campanha foi lançada no dia 8 de março, para marcar o Dia Internacional da Mulher, e objetivou combater, alertar e conscientizar a população sobre o assédio sexual que as mulheres sofrem nos ônibus do sistema de transporte público coletivo. 

A ação segue de forma contínua com ações afirmativas, educativas e preventivas. A próxima fase será a capacitação dos motoristas do transporte coletivo para que saibam como agir em caso de importunação sexual dentro dos ônibus. 

De acordo com a secretária da Mulher, Tatiana Lemos, esses profissionais desempenharão um papel importante no combate à violência sexual contra as mulheres. “Eles serão capacitados para saberem como lidar nessas situações. Será uma soma de esforços no combate ao abuso sexual no transporte coletivo”, afirmou. 

A ação conta com a parceria da RedeMob e da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC). Já foram ocupados espaço em mil ônibus do transporte coletivo para a colagem de cartazes, além de divulgação em todas as TVs existentes nas plataformas. 

Os cartazes recomendam que as vítimas denunciem importunações sexuais dentro dos ônibus através do telefone 190 da Polícia Militar, pelo 153 do programa Mulher Mais Segura da GCM ou em uma das delegacias da Mulher existentes na capital. A SMPM está com o canal aberto para as denúncias.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp