Goiânia celebra Semana Nacional do Meio Ambiente com atividades culturais

Goiânia celebra Semana Nacional do Meio Ambiente com atividades culturais

Para celebrar a Semana Nacional do Meio Ambiente, a Prefeitura de Goiânia realiza programação especial com atividades culturais, distribuição de mudas nativas do Cerrado e blitz educativa. As ações têm início na próxima terça-feira, 31, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia, no Paço Municipal, e segue até o dia 5 de junho.

Além da orquestra, alunos de escolas municipais também se apresentam durante a solenidade. No local, será montada exposição que recria ambientes do Cerrado, com espécies da flora e animais taxidermizados. Haverá também a troca de materiais recicláveis por mudas de árvores nativas e ervas medicinais. O evento será encerrado com plantio de árvores frutíferas.

“Começar a Semana Mundial do Meio Ambiente plantando árvores frutíferas, juntamente com as crianças do nosso município, será um momento histórico para nossa cidade. Essas crianças terão orgulho em participar desse plantio”, ressalta o prefeito Rogério Cruz.

Na quarta-feira (1º), a equipe de fiscalização da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) promove blitz ambiental, com distribuição de mudas de ervas medicinais, panfletos educativos sobre a coletiva seletiva e destinação correta de resíduos, além de sacolinhas de lixo para automóveis. Das 9h às 11h, a blitz ocorre na Avenida César Lates, no Setor Novo Horizonte, e das 14h às 16h na Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara.

Na quinta-feira (2), o evento será no Parque Vaca Brava, onde a Diretoria de Licenciamento da Amma fará orientação sobre licenciamento ambiental. Ainda acontece distribuição de mudas de plantas medicinais e de sacolinhas para o recolhimento de fezes de animais de estimação. A equipe de monitoramento estará no local para realizar a análise da água do lago e explicar sobre o trabalho dos frequentadores do parque. Será realizado também o plantio de espécies ornamentais.

Na sexta-feira (3), o Parque Água Branca ganhará 200 árvores novas, com plantio realizados pela equipe de arborização da Diretoria de Áreas Verdes e participação de alunos da rede pública. O parque receberá ainda a revitação da nascente, com instalação de grade de proteção e placa de identificação.

Já no sábado (4), o Parque Areião recebe uma programação cultural com exposições, mostra de curtas, teatros com os Anjos do Bem, da Guarda Civil Metropolitana (GCM), música com a banda Coró do Pau e trilha guiada por escoteiros do grupo Arara Azul. A prefeitura ainda homenageia no evento, o jornalista e ambientalista Washington Novas, falecido em 2020.

No domingo (5), o encerramento será feito em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A Diretoria do Bem Estar Animal realiza a Feira de Adoção de Pets, com orientação sobre posse responsável, no Parque Bernardo Élis. A feira será animada pelo grupo Anjos do Bem, da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quatro estudantes da PUC-SP são desligados após se envolverem em atos racistas durante jogo

Quatro estudantes de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) foram desligados de seus estágios em escritórios de advocacia após um vídeo viralizar nas redes sociais, mostrando atos de racismo e aporofobia cometidos durante uma partida de handebol nos Jogos Jurídicos Estaduais. O incidente ocorreu no último sábado, 17, em Americana, interior de São Paulo. Nos registros, os alunos ofenderam colegas da Universidade de São Paulo (USP), chamando-os de “cotistas” e “pobres”.

As demissões foram confirmadas por meio de notas oficiais enviadas às redações. O escritório Machado Meyer Advogados, por exemplo, anunciou a demissão de Marina Lessi de Moraes, afirmando que a decisão estava alinhada aos seus valores institucionais, com o compromisso de manter um ambiente inclusivo e respeitoso. O escritório Tortoro, Madureira e Ragazzi também confirmou a dispensa de Matheus Antiquera Leitzke, reiterando que não tolera práticas discriminatórias em suas instalações. O Castro Barros Advogados fez o mesmo, informando que Arthur Martins Henry foi desligado por atitudes incompatíveis com o ambiente da firma. O escritório Pinheiro Neto Advogados também comunicou que Tatiane Joseph Khoury não faz mais parte de sua equipe, destacando o repúdio ao racismo e qualquer forma de preconceito.

Repercussão do caso

O episódio gerou forte indignação nas redes sociais e foi amplamente criticado. O Centro Acadêmico XI de Agosto, que representa os alunos da Faculdade de Direito da USP, se manifestou, expressando “espanto, indignação e revolta” com as ofensas racistas e aporofóbicas proferidas pelos alunos da PUC-SP. A instituição ressaltou que o incidente representou uma violência contra toda a comunidade acadêmica.

Em resposta, a reitoria da PUC-SP determinou a apuração rigorosa dos fatos pela Faculdade de Direito. Em comunicado, a universidade afirmou que os responsáveis serão devidamente responsabilizados e conscientizados sobre as consequências de suas atitudes. A PUC-SP reiterou que manifestações discriminatórias são inaceitáveis e violam os princípios estabelecidos em seu Estatuto e Regimento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos