Goiânia comemora Dia Mundial da Água com abraço simbólico no parque Lago das Rosas

A prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), comemora nesta quianta-feira (22), o Dia Mundial da Água.  Entre as ações está sendo realizado desde as 8 horas, no parque Lago das Rosas, no Setor Oeste com a presença de 400 alunos da rede municipal de ensino um abraço simbólico no lago, além de participação de plantio de mudas no local.

O evento terá ainda em sua  programação, contação de histórias, teatros de fantoches, palestra temática,troca de óleo de cozinha usado por detergente biodegradável ou muda de plantas do Cerrado. Além de atividades voltadas para o Zoológico de Goiânia, na Estação Pegada Hídrica, Estação Mulheres do Cerrado e Estação Usando a Tecnologia no Aproveitamento e Reuso da Água.

Além disso,  a AMMA está distribuindo 300 mudas agindo em conjunto com a equipe de Educação Ambiental que trabalha ensinando os procedimentos necessários para realizar o plantio de maneira apropriada.  A abordagem do tema ambiental com as crianças deve começar cedo ressalta o presidente da Amma, Gilberto Marques Neto. Assim, como  para o secretário de Educação e Esporte, Marcelo Costa, a Educação Ambiental é importante para que os alunos entendam desde de cedo o quanto é necessário cuidar e preservar. “Vamos celebrar o Dia Mundial da Água, um recurso tão fundamental para a sobrevivência humana e que está cada vez mais escasso no nosso planeta. É preciso que os alunos saibam e cresçam cidadãos conscientes quanto à preservação e bom uso”, destacou.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp