Goiânia confirma transmissão comunitária de varíola dos macacos

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) confirmou transmissão comunitária da Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos. O comunicado foi feito por meio de nota na tarde desta terça-feira,2. A capital tem 29 casos da doença. Todos são pacientes do sexo masculino, com idades entre 20 e 47 anos.

Ainda de acordo com a SMS, a maioria dos infectados tem histórico de viagem ou contato com pessoas que estiveram em São Paulo e Rio de Janeiro, estados onde ocorre a livre circulação do vírus.

Porém, “diante da apresentação de pacientes confirmados que não têm histórico de viagem a locais com casos confirmados da doença, bem como contato com tais pessoas, a SMS confirma a transmissão comunitária na capital goiana.”

Entretanto, a pasta afirma que não há casos graves da doença no município. Além disso, os casos suspeitos e confirmados estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (Cievs) do município.

A secretaria também pede para que a população vá até uma unidade de saúde mediante aparecimento de quaisquer sinais ou sintomas, como febre alta súbita, dor de cabeça, aparecimento de inflamação de linfonodos (ínguas), erupções cutâneas e mal-estar.

A pasta também afirma que todas unidade de saúde da capital já estão capacitadas para realização desses atendimentos.

 

 

 

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp