Press "Enter" to skip to content

Goiânia: CoronaVac atenuou surto de Covid-19 em asilo

O imunizante Coronavac evitou casos graves de Covid-19 em abrigo no Setor Jaó, em Goiânia. Esta foi a conclusão da investigação iniciada na última terça-feira (25) pela Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS). Houve um surto da infecção no asilo, oito dos 18 idosos e três trabalhadores foram infectados.

Apenas duas pessoas tiveram sintomas da doença. Uma idosa apresentou coriza e um trabalhador teve dores de cabeça. Todos foram imunizados com o imunizante Coronavac, fabricado pelo Instituto Butantan, no inicio do ano.

A equipe de Vigilância Epidemiológica da SMS atribui a forma leve da doença à imunização das pessoas no local. “Isso mostra que a vacina teve uma eficácia acima de 50%, pois menos da metade das pessoas que trabalham ou vivem no asilo tiveram a Covid-19. Praticamente não houve sintomas”, comemora a diretora de Vigilância Epidemiológica de Goiânia, Grécia Pessoni.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde que acompanha o caso realizou exames no abrigo para identificar presença de anticorpos neste fim de semana. O sangue coletado deve ser usado para estudo de sequenciamento genético que apontará qual foi a cepa que infectou o grupo.