Press "Enter" to skip to content

Goiânia deve concluir vacinação de crianças contra Covid-19 até início de fevereiro

Última atualização 17/01/2022 | 12:27

Goiânia começou nesta segunda-feira (17) a imunização contra Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade. São 15 pontos de vacinação em ordem decrescente por idade, começando dos mais velhos. A expectativa é que, a cada três dias, a vacinação passe para uma nova idade em Goiânia.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Durval Pedroso, a expectativa é de que Goiânia vacine 120 mil crianças de 5 a 11 anos. A pasta orienta que, se possível, apenas um adulto acompanhe até a sala de vacinação, para evitar aglomerações. A primeira remessa trouxe à capital 8,9 mil doses da vacina pediátrica.

“Dentro dessa faixa etária, vamos conseguir vacinar algo em torno de 400 a 500 crianças por unidade. Assim que chegarem as novas remessas de vacina, vamos divulgar uma nova estratégia. Até o início da primeira quinzena de fevereiro, a vacinação deste grupo já estará concluída”, detalha o secretário.

Ainda segundo Pedroso, assim como na dose adulta, na infantil as duas doses garantem a imunização completa. No entanto, cerca de duas semanas após a primeira dose, a vacina já começa a proteger. “Mas isso não é motivo para as crianças deixarem de usar máscara e respeitarem todos os cuidados. Principalmente no momento de retorno presencial das aulas”, alerta.

A vacina para crianças

A vacina Pfizer infantil possui um terço da dose do imunizante aplicado em adultos. Além disso, a cor do rótulo e da tampa do frasco do imunizante é laranja, enquanto a de adulto é roxa. O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas. O Ministério da Saúde recomenda que seja respeitado um prazo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra Covid e de alguma outra de rotina. Caso a criança esteja com sintomas de gripe, os responsáveis devem esperar que ela melhore antes de levar para vacinar.

Em Goiânia, de segunda a sexta-feira a aplicação é entre 8h e 17h. Já no sábado, de 8h às 16h. Na hora da vacina, os pais ou responsáveis precisam apresentar algum documento da criança, como Certidão de Nascimento ou RG, CPF ou o cartão SUS. No caso da criança ser levada por terceiros, é necessário que os pais ou responsáveis deem uma autorização para a vacina por escrito.

Confira os locais e calendário de vacinação em Goiânia

De 17 a 19 de janeiro: crianças de 11 anos
De 20 a 22 de janeiro: crianças de 10 anos
De 24 a 26 de janeiro: crianças de 9 anos
De 27 a 29 de janeiro: crianças de 8 anos
De 31 de janeiro a 2 de fevereiro: crianças de 7 anos
De 3 a 5 de fevereiro: crianças de 6 anos
De 7 a 9 de fevereiro: crianças de 5 anos
De 10 a 12 de fevereiro: repescagem

Centro Municipal de Vacinação (CMV)
CS Cidade Jardim
Ciams Novo Horizonte
UPA Novo Mundo
USF Goiânia Viva
USF São Francisco
USF Jardins do Cerrado IV
USF Leste Universitário
USF Parque Santa Rita
USF Jardim Guanabara I
USF São Judas Tadeu
USF Alto do Vale
USF Vila Mutirão
USF Boa Vista
USF Recanto das Minas Gerais