Goiânia deve sofrer nova virada imobiliária, avalia especialista

Dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontaram Goiânia como a segunda colocada no ranking das capitais que registraram as maiores valorizações de imóveis em 2022. O cenário deve se manter este ano com uma nova virada imobiliária, com perspectiva de mais valorização dos imóveis e chegada de empreendimentos que alcançam um patamar de maior qualidade e inovação, conforme análise de especialistas.

O especialista do setor imobiliário e sócio da URBS, Ricardo Teixeira, afirma que várias marcas de alto padrão colocaram Goiânia em sua esteira, fator que contribuí para a transformação do urbanismo e percepção de valor na capital. Para ele, essa elevação goiana se deve ao aumento populacional, ao déficit quantitativo e qualitativo, isto é, quando uma família já tem um imóvel e decide comprar um outro espaço para se mudar.

Sobre o crescimento populacional, Goiânia apresentou 10,4%, percentual acima da média brasileira, que é de 6,45%, entre 2010 e 2022. A informação constou no último Censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, a capital goiana tem a 10ª maior população brasileira, estando entre as 10 melhores cidades para se viver, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo Ricardo, o que há pela frente é um bônus demográfico, com população economicamente ativa superior à de idosos e crianças até 2040. “Isso estimula o ciclo natural que se tem hoje onde a pessoa quer ter sua independência, sua casa própria, tem filhos, mesmo que numa quantidade bem menor que se tinha anos atrás, gerando assim uma demanda, a qual é observada pelo mercado imobiliário”, analisa.

‘Boom’ imobiliário

Pesquisas do mercado já vêm apontando Goiânia como uma das capitais com maior valorização imobiliária, sendo a mais recente, divulgada em setembro pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) com dados da GeoBrain. De acordo com o estudo, a capital tem a maior valorização no preço do metro quadrado de imóveis entre as pesquisadas.

Nos últimos 12 meses, Goiânia registrou aumento de 13% no valor médio do metro quadrado dos novos imóveis vendidos. O aumento aconteceu em todos os segmentos, mas houve destaque para os de alto padrão e luxo, com valorização de 15%.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos