Press "Enter" to skip to content

Goiânia deve sofrer nova virada imobiliária, avalia especialista

Última atualização 18/10/2023 | 16:25

Dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontaram Goiânia como a segunda colocada no ranking das capitais que registraram as maiores valorizações de imóveis em 2022. O cenário deve se manter este ano com uma nova virada imobiliária, com perspectiva de mais valorização dos imóveis e chegada de empreendimentos que alcançam um patamar de maior qualidade e inovação, conforme análise de especialistas.

O especialista do setor imobiliário e sócio da URBS, Ricardo Teixeira, afirma que várias marcas de alto padrão colocaram Goiânia em sua esteira, fator que contribuí para a transformação do urbanismo e percepção de valor na capital. Para ele, essa elevação goiana se deve ao aumento populacional, ao déficit quantitativo e qualitativo, isto é, quando uma família já tem um imóvel e decide comprar um outro espaço para se mudar.

Sobre o crescimento populacional, Goiânia apresentou 10,4%, percentual acima da média brasileira, que é de 6,45%, entre 2010 e 2022. A informação constou no último Censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, a capital goiana tem a 10ª maior população brasileira, estando entre as 10 melhores cidades para se viver, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo Ricardo, o que há pela frente é um bônus demográfico, com população economicamente ativa superior à de idosos e crianças até 2040. “Isso estimula o ciclo natural que se tem hoje onde a pessoa quer ter sua independência, sua casa própria, tem filhos, mesmo que numa quantidade bem menor que se tinha anos atrás, gerando assim uma demanda, a qual é observada pelo mercado imobiliário”, analisa.

‘Boom’ imobiliário

Pesquisas do mercado já vêm apontando Goiânia como uma das capitais com maior valorização imobiliária, sendo a mais recente, divulgada em setembro pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) com dados da GeoBrain. De acordo com o estudo, a capital tem a maior valorização no preço do metro quadrado de imóveis entre as pesquisadas.

Nos últimos 12 meses, Goiânia registrou aumento de 13% no valor médio do metro quadrado dos novos imóveis vendidos. O aumento aconteceu em todos os segmentos, mas houve destaque para os de alto padrão e luxo, com valorização de 15%.