A chuva que começou em Goiânia nesta quarta-feira, 4, segue intensa até a manhã desta quinta-feira, 5. A capital faz parte das regiões do estado sob alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com o risco de desastres, a defesa civil começou a disparar alerta com orientação sobre como se proteger das tempestades porque o cenário é de perigo.
Somente em Goiânia há 27 áreas de risco mapeadas pela Defesa Civil municipal. Nesses locais, a maior preocupação é em pontes e regiões tradicionalmente com enxurradas, como na Avenida Feira de Santana, no Parque Amazonas.
A expectativa é de que até 100 milímetros por dia e ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora. A previsão é de ocorrência de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Nesses casos, basta acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros através do 193.
O avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil está criando um corredor de umidade, o que forma áreas de instabilidade em várias regiões do estado. Em Goiânia, a temperatura máxima pode chegar aos 28º C e umidade relativa do ar ficará entre 55% e 95%.
Em caso de rajadas de vento, o mais indicado é não se abrigar embaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e ainda desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.