Goiânia disponibiliza curso para famílias de estudantes com Espectro Autista

Prefeitura de Goiânia disponibiliza curso para famílias de estudantes com Espectro Autista (TEA), de forma inédita

Famílias de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) participaram, nesta segunda-feira,27, do Encontro “Teabraça – A hora da escola, e agora?” com profissionais da rede, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME). Cerca de 130 pessoas compareceram à primeira formação do ano, voltada aos pais e familiares que têm crianças atendidas nas unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental da capital.

O encontro reflete o compromisso da Prefeitura de Goiânia de promover inclusão por meio da SME, e integra a Política Nacional de Educação Especial. O objetivo é acolher e atender, em suas especificidades, crianças e estudantes com TEA, dentro do Projeto TEA – Escola Comum Inclusiva. Desde 2022, a gestão municipal oferece, de maneira inédita, formações para pais e responsáveis de crianças diagnosticadas com autismo.

A palestrante desta edição foi Marília Soares de Oliveira, professora da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Ernestina Lina Marra, que debateu sobre a importância da aproximação das famílias e das escolas, e a discussão do papel de cada um para melhorar a intervenção pedagógica, de acordo com a necessidade da criança.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, Goiânia é a primeira cidade a preparar professores para atender crianças diagnosticadas com TEA. “A prioridade são os servidores da rede. Entretanto, de forma inovadora, ofertamos formações para as famílias e comunidade em geral, com a abordagem de temas importantes na relação entre educação e sociedade como inclusão, aprendizagem e políticas públicas”, afirmou Bessa.

Deuseli Pereira Nogueira, mãe de Samuel, de 3 anos, que estuda no Cmei Brincando e Aprendendo, participou do encontro e observou a importância do momento. “Ano passado recebi o diagnóstico de autismo do meu filho. Foi muito difícil aceitar e me acostumar com a ideia. Estou aqui para aprender e ajudá-lo no que for preciso”, contou a mãe.

TEA na SME

Em 2022, ao todo, entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, a rede municipal de educação atendeu 1.121 estudantes com TEA. Em Goiânia, os educandos com autismo são atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) em dois Centros Municipais de Apoio à Inclusão (Cmai), nas 43 salas de recursos multifuncionais instaladas nas unidades de ensino, além das instituições conveniadas de ensino especial Associação Pestalozzi Renascer, Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Helena Antipoffi.

Em 2022, foram oferecidos cursos para professores, gestores e funcionários do quadro administrativo, que atuam nas unidades educacionais de ensino e equipes internas de apoio pedagógico. “Foram 13.300 profissionais formados em 2022 e o nosso desejo era trazer as famílias. E aqui estamos para promover uma educação cooperativa, ampliar o diálogo e trocar experiências”, ressaltou o gerente de formação dos profissionais da Educação da SME, Elias Antônio Democh.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos